HUT participa de ações educativas referentes ao Maio Amarelo
Iniciativa tem por objetivo sensibilizar pacientes e servidores do hospital sobre acidentes que ocorrem no trânsito.O Hospital de Urgência de Teresina (HUT) realiza durante toda a manhã desta quarta-feira (15) ações educativas em referência ao Maio Amarelo, juntamente com a Polícia Rodoviária Federal do Piauí (PRF), Superintendência Municipal de Transportes de Trânsitos (STRANS) e Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT) com a intenção de sensibilizar e conscientizar seus pacientes, acompanhantes e servidores sobre prevenção de acidentes de trânsito. Foram realizadas palestras e blitzen educativas, distribuição de panfletos informativos e lacinhos amarelos, símbolo da campanha.
O ‘Maio Amarelo’ é uma campanha intitulada pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de reduzir os acidentes de trânsito. Este ano, em sua 6ª edição a campanha traz o tema “No trânsito, o sentido é a vida”, aprovado pelo Conselho Nacional de Trânsito e recomendado na Resolução nº 771, de 28 de fevereiro de 2019.
Durante todo o ano e 2018, o HUT atendeu 10.631 casos de acidentes de transito. No primeiro trimstre desse ano, atendeu 3.231 vítimas de acidentes de trânsito, destas 2.734 vítimas envolvendo motocicletas, o que corresponde a 85% do total de acidentes. Os demais foram 327 atropelamentos, 136 vítimas de acidentes de carro e 34 com outros veículos.
Josélia Carvalho, assistente social do HUT, coordenou a campanha no hospital e falou da importância de iniciativas como essa. “Por ser um hospital de urgência e emergência, nós atendemos a maior demanda de vítimas de acidentes de trânsito, não só da capital, mas também pacientes de outras cidades do estado do Piauí e Estados vizinhos. Temos uma demanda bem significativa envolvendo vítimas de acidente de trânsito, portanto ter acesso a essas informações de como prevenir, pode no futuro ajudar a diminuir esses números. Educação no trânsito é essencial e fundamental na vida de todos nós”, destacou Josélia.
O mototaxista Lucas da Silva, 29 anos, está internado no HUT após ter sofrido um acidente de trânsito nas proximidades de sua casa. “Eu estava saindo de casa, a poucos metros, um cara veio em minha direção e colidiu de frente comigo. Ele estava embriagado, na contramão e a moto com o farol apagado. Tive fratura exposta na perna. Já passei por cirurgia e agora é esperar ter condição de alta” relatou o paciente.
Daniel Veras, inspetor da Polícia Rodoviária Federal, explicou o motivo do HUT fazer parte da campanha Maio Amarelo. “A gente sabe que mais de 80% das pessoas vítimas de acidentes de trânsito atendidas no HUT foram acidentes envolvendo motocicleta. Nossa ação é direcionada, principalmente, para esse público." relatou o inspetor.
Sensação
Vento
Umidade
Atividade Física
Sinais de alerta durante a prática esportiva; confiraExercício
Mexa-se, sua vida agradece!Artigo
E.U.A. comprova baixo risco de infecção por superfíciesSaúde
Dicas de como começar uma caminhadaBrasil
Primeiro satélite 100% brasileiro será lançado no fim de fevereiro; confira