Política
Economia
Clube Entretenimento
Entretenimento
Concursos
Downloads

Paulistana

Por Redação
Postada em 21/05/2019 ás 09h46 - atualizada em 21/05/2019 ás 10h21
Fonte: Com informações do Picos 40 Graus

Exército Brasileiro intensifica fiscalização da operação carro-pipa no Piauí

O objetivo é evitar o desperdício de água nos municípios atingidos pelas irregularidades das chuvas.
Exército Brasileiro intensifica fiscalização da operação carro-pipa no Piauí
Foto: Reprodução\ Picos 40 Graus

A fiscalização da operação carro-pipa, que visa prover água potável para regiões mais secas do Nordeste, foi intensificada pelo Exército Brasileiro para evitar desperdício de água nos municípios atingidos pelas irregularidades das chuvas. Em Paulistana, mais de seis mil pessoas são beneficiadas com o programa.

“Nós intensificamos as fiscalizações em Paulistana. Com relação às irregularidades, assim que comprovamos alguma abriremos uma sindicância para apurar”, explicou o comandante do 3º Batalhão de Engenharia e Construção (BEC), tenente-coronel Freire.

No município, 180 pipeiros são credenciados, mas apenas 22 atuam na distribuição de água. A escolha é feita através de sorteio e com rodízio. Desde ano passado, a operação passou a ser coordenada pelo 3º BEC de Picos.

Além de Paulistana, Jacobina do Piauí e Itainópolis também são beneficiados com o abastecimento de água potável. O controle é feito pelos militares.

“Quando chega o período de abastecimento, nós verificamos a cisterna, se a distribuição foi feita e água limpa. Também orientamos os moradores a não consumir a água da chuva”, explicou o sargento Walmar, fiscalização do Exército.

A família do Valdemar Baldino Luz tem uma vez por mês a cisterna abastecida. A reserva para 12 mil litros é um ponto de abastecimento para 15 pessoas que moraram próximo.

“A gente usa mesmo para beber e cozinhar. Para lavar roupa e banhar, usamos a água da chuva conservada. Quando passa o período chuvoso, a gente vai procurar nos barreiros vizinhos”, explicou o agricultor, mostrando o cartão que utiliza para comprovar o abastecimento.

Na casa de Valdemar, não tem água encanada e o consumo é regrado. A água do subsolo é salgada e imprópria para o consumo. “A gente regra para não ter o desperdício”, explicou a agricultora Francisca Maria do Nascimento.

Comentários
Geral
Facebook
Teresina - PI
Atualizado às 05h57
24°
Alguma nebulosidade Máxima: 32° - Mínima: 23°
24°

Sensação

9.2 km/h

Vento

94%

Umidade

Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel (atualizado 31-07)
Instagram
  • banner lateral - 17-11 vem pro parque
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2020 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium
Envie-nos uma mensagem!WhatsApp