Política
Economia
Clube Entretenimento
Entretenimento
Concursos
Downloads

Teresina

Por Redação
Postada em 25/06/2019 ás 10h17
Fonte: Portal Cidade Verde

Teresina é a 2ª capital do país onde mais se bebe e dirige, diz pesquisa

A divulgação do dado inédito é do Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), de 2018.
Teresina é a 2ª capital do país onde mais se bebe e dirige, diz pesquisa
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Teresina é a 2ª capital do país onde mais se bebe e dirige. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (24) pelo Ministério da Saúde. Na capital do Piauí, 12,4% dos entrevistados  afirmaram conduzir veículos motorizados após consumo de qualquer quantidade de álcool. 

Só Palmas, em Tocantins, tem índice maior (14,2%). Já as capitais com menores prevalências são: Recife (2,2%); Rio de Janeiro (2,9%); Vitória (3,2%); Salvador (3,6%) e Natal (4,2%).

A divulgação do dado inédito é do Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), de 2018. 

No país, a proporção é de 5,3%, sendo maior entre homens (9,3%) do que mulheres (2%). A associação entre consumo de álcool e direção ocorreu principalmente em indivíduos de maior escolaridade (8,6%) e com idade entre 25 e 34 anos (7,9%).

Para o presidente da Associação Piauiense de Educação no Trânsito (Apetrans), Ricardo Borges, a estatística não é mais novidade para Teresina. Segundo ele, faltam ações do poder público para combater essa realidade.

"Os gestores já sabem desses dados. Eles não são novidade pra gente. Não temos uma política pública de segurança no trânsito. O Piauí é o 2º a cada 100 mil habitantes que mais mata também. No contexto geral, o Piauí está mais do que negativado. Já fazem dez anos que brigo para que esses dados do Programa Vida no Trânsito sejam públicos e professores de  escola e empresas e outras entidades tenham acesso e trabalhem isso. Os dados são colocado embaixo da coxa", critica.

Ricardo ressalta que só a divulgação de dados de forma contínua já seria uma forma de sensibilização.

"Os dados também pode ser utilizados para políticas de segurança. Vamos mobilizar policiais, agentes e, de forma ostensiva, fiscalizar bebida e direção como acontece no Rio de Janeiro por conta da Lei Seca. A identidade cultural do Rio hoje é a Lei Seca. Então, está faltando empenho. Não tem educação de jeito nenhum. Temos a maior taxa de descaso no uso de verba de educação para o trânsito. Só a fiscalização não ajuda a população mais carente", destaca.

Comentários
Geral
TV Clube Notícias
Facebook
Teresina - PI
Atualizado às 21h08
29°
Chuva fraca Máxima: 38° - Mínima: 24°
32°

Sensação

19 km/h

Vento

66%

Umidade

Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel (atualizado 31-07)
Instagram
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2020 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium
Envie-nos uma mensagem!WhatsApp