Política
Economia
Clube Entretenimento
Entretenimento
Concursos
Downloads
A Força da Notícia
Postada em 05/07/2019 ás 17h38 - atualizada em 05/07/2019 ás 18h24

A Força da Notícia: ADUFPI, homenageada pelos 40 anos em sessão solene na Assembleia Legislativa do Piaui

Com Notícias do Brasil e do mundo - Coluna de Notícia Por Elizabeth Zanovello
A Força da Notícia: ADUFPI, homenageada pelos 40 anos em sessão solene na Assembleia Legislativa do Piaui
Deputados, docentes e administração superior da UFPI na ALEPI.

A ADUFPI recebeu homenagem pelos 40 anos em sessão solene na Assembleia Legislativa do PiauÍ, na manhã do último dia (03), na Assembleia Legislativa do Piauí (ALEPI).

A solenidade para a homenagear a ADUFPI, (Associação dos Docentes da Universidade Federal do Piauí ),  foi proposta pela Deputada Flora Izabel. Estiveram  presentes, além do Reitor, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes; a Vice-Reitora, Profa. Dra. Nadir do Nascimento Nogueira, as Pró-reitoras; de Administração (PRAD); de Planejamento (PROPLAN); de Extensão e Cultura (PREXC); de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC); de Ensino de Pós-Graduação (PRPG); a Superintendência de Comunicação Social (SCS), a direção do CCE e representantes da ADUFPI.

Criada em junho de 1979 a instituição, prima  o objetivo de unir os docentes na luta por conquistas, direitos e melhorias.

Além da Deputada Flora, proponente da sessão, e do Reitor da Universidade, também fizeram fala a diretora acadêmica da ADUFPI, Maria do Socorro Leite; Profa. Edna Magalhães; o Prof. Alexandre Medeiros e o atual diretor da associação, Prof. Jurandir Lima.

Um destaque para o discurso da Professora Pós doutora Edna Magalhães, ex-diretora da ADUFPI.


Reitor da UFPI durante sessão solene na ALEPI

O Reitor da Universidade, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas, comentou sobre a importância da associação em seus 40 anos.

 "Sei do valor da Associação em defesa do ensino público, gratuito e de qualidade. Ela foi criada em um momento no qual vivíamos muitas dificuldades e aquele quadro está quase que se repetindo atualmente. A situação política está complicada e economicamente está difícil também. O papel da ADUFPI é muito importante e se reverte de importância ainda maior dada a circunstância na qual nos encontramos". Pontuou.

O Deputado Ziza Carvalho lembrou que os relatórios traziam todos os movimentos dos professores, que sempre defendiam a democracia e atacavam a ditadura militar. “Eles vigiavam os militantes e diziam que a exemplo de outros estados, no Piauí os dirigentes também eram subversivos. Mas, a Adufpi está aí para provar a sua importância, diante do atual governo que adota os ataques à imprensa, às minorias e à cultura”, assegurou.


Deputado Estadual Ziza Carvalho (PT) com o atual Presidente da ADUFPI, Professor Jurandir Lima

O deputado Ziza Carvalho (PT) disse, ao participar da sessão, que a Adufpi sempre foi um baluarte na defesa da democracia e no combate às medidas de repressão do Regime Militar. Ele lembrou que o seu pai, professor e ex-deputado Estadual Ubiraci Carvalho, foi o primeiro presidente da Associação eleito em 1979 e reeleito em 1981. Posteriormente o seu tio,o professor José Reis Pereira, também foi dirigente da entidade.

“Tenho uma estreita ligação com a Adufpi porque vi dentro da minha casa as discussões sobre a formação e funcionamento da entidade. Posteriormente, consegui nos arquivos do Serviço Nacional de Informações, cópias dos relatórios da Ditadura Militar sobre os movimentos dos professores. Meu pai foi citado em 1981 quando se reelegeu presidente como tendo sido preso e indiciado por subversão em 1969 e 1974”, afirmou.

-----------------------------------------------------------------

A FORÇA DA NOTÍCIA - Renasce como uma nova ferramenta de comunicação, apresentando personalidades locais, nacionais e internacionais, acontecimentos sociais, políticos e culturais, divulga notas e notícias. Além de contribuir para a transformação de cenários com uma rica e séria informação, demonstra aos leitores confiança, ética profissional, comprometimento e credibilidade.

Apaixonada por cinema, poesia, literatura, arte, viagens e moda. Sempre bem informada sobre tudo que acontece. Bióloga, especialista em Gestão Ambiental, Executiva de Negócios e Colunista da Revista Público A. Formada em Moda e Pós-graduada em Negócios e Styles de Moda, presta assessoria a diversas empresas. Assina a coluna: A Força da Notícia Portal Clube Notícias, Nome e Sobrenome da Revista Público A. Associada a FEBRACOS - Federação de Colunistas Sociais do Brasil.

Comentários
Artigos
Sobre
A Força da Notícia
Uma nova ferramenta de comunicação, apresentando personalidades locais, nacionais e internacionais, acontecimentos sociais, políticos e culturais, divulga notas e notícias e tudo que acontece no Brasil e no mundo. Além de contribuir para a transformação de cenários apresenta informações de credibilidade, demonstrando aos leitores confiança, ética profissional e compromisso.
  • Lateral - Vem pro parque - Home 03
  • newland
  • O Boticario - Banner lateral
Teresina - PI
Atualizado às 18h55
34°
Nuvens esparsas Máxima: 37° - Mínima: 25°
37°

Sensação

9 km/h

Vento

44%

Umidade

Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel (atualizado 31-07)
Podcast Momento Jurídico
Facebook
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2021 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium
Envie-nos uma mensagem!WhatsApp