Política
Economia
Clube Entretenimento
Entretenimento
Concursos
Downloads
Teresina
Postada em 05/07/2019 ás 18h49
Fonte: Portal Via Agora

Mais de 6 mil piauienses caíram na malha fina do Imposto de Renda

Segundo relatório da Delegacia da Polícia Federal em Teresina, dos 206.694 contribuintes do Piauí que prestaram contas com o IRPF, um total de 6.879 caíram na malha fina.
Mais de 6 mil piauienses caíram na malha fina do Imposto de Renda
Foto: Reprodução/Via Agora.

Um relatório divulgado pela Delegacia da Receita Federal em Teresina mostrou que, dos 206.694 mil contribuintes do Piauí que declararam o Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) em 2019, um total de 6.879 caíram na malha fiscal, conhecida como malha fina. A quantidade é pouco maior que 3% do total de declarantes que prestou contas com o leão.

Dois motivos são citados no relatório como as principais causas da malha fina no Piauí: omissão de rendimentos por não declarar todas as fontes de renda ou informar com valores incorretos; e despesas com saúde, em que os gastos foram informados incorretamente.

Para verificar quais pendências ou inconsistências foram encontradas na declaração do IR, o contribuinte deve acessar a página da Receita Federal e criar um código de acesso ao Centro Virtual de Atendimento (e-CAC), consultando o extrato de processamento da declaração (Extrato DIRPF).

Em seguida, na seção “pendências”, onde é apontado o motivo pelo qual a declaração foi retida e, também, se a pendência pode ser regularizada pelo próprio contribuinte, a chamada autorregularização.

Caso o contribuinte considere que não existe inconsistência na sua declaração deve aguardar intimação e, só então, apresentar documentos comprobatórios no prazo de 20 dias do recebimento da correspondência.

Comentários
Polícia
  • Lateral - Vem pro parque - Home 03
  • O Boticario - Banner lateral
  • newland
Teresina - PI
Atualizado às 07h40
26°
Alguma nebulosidade Máxima: 37° - Mínima: 23°
28°

Sensação

7 km/h

Vento

79%

Umidade

Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel (atualizado 31-07)
Podcast Momento Jurídico
Facebook
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2021 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium
Envie-nos uma mensagem!WhatsApp