Política
Economia
Clube Entretenimento
Entretenimento
Concursos
Downloads
A Força da Notícia

A Força da Notícia

Postada em 29/07/2019 ás 08h55 - atualizada em 29/07/2019 ás 09h29

A Força da Notícia: Estocolmo, Oslo, Bergen e Londres – Gustavo Almeida, Férias em Família

Com Notícias do Brasil e do mundo - Viajando pelo mundo, Por Elizabeth Zanovello
A Força da Notícia: Estocolmo, Oslo, Bergen e Londres – Gustavo Almeida, Férias em Família

O empresário e arquiteto Gustavo Almeida com sua linda Lucia Almeida em férias, visitam Estocolmo, Oslo, Bergen e Londres.

Estocolmo, a capital da Suécia e da Escandinávia é conhecida pelos seus edifícios e monumentos extremamente preservados, arborizados parques, uma rica vida cultural e gastronômica e pela excelente qualidade de vida. É formada por 14 ilhas e para ligar esses territórios, existe mais de 53 pontes no encontro do lago Malaren e Mar Báltico.

Arquitetura de Estocolmo - A arquitetura sueca tem um estilo gustaviano, uma variante sueca de forma mais austera, na transição entre o rococó e o neo-clássico, marcando a arquitetura e a arte decorativa de interiores e móveis. Assim, o neoclássico virou estilo Gustaviansk Stil (gustaviano), e o estilo império em Karl Johanstil (Carlos João) e o modernismo desembocou no funcionalismo.


Estocolmo foto de Divulgação

Estocolmo figura como uma das cidades mais visitadas dos países nórdicos, com mais de um milhão de turistas. Nos últimos anos, tem sido citada entre uma das mais habitáveis, sendo um dos lugares mais limpos, organizados e seguros do mundo. 

Moeda oficial de Estocolmo - Apesar de fazer parte da União Europeia, a Suécia não adotou o Euro como moeda oficial. A moeda oficial é a coroa sueca (SEK), raramente são aceitos o Euro, porém quando aceitos tem um câmbio desfavorável. O local mais recomendado para a troca de moeda em Estocolmo é o Forex Bank.

Clima - Por possuir um clima temperado, cada estação é bem definida e marcante. A temperatura média no verão é de 22º e no inverno -5ºC.

As ruas de Estocolmo são pavimentadas com pedras arredondadas e as construções nas cores ocre, chamam atenção. Gamla Stan ( a parte antiga) abriga a Catedral Storkyrkan que data do século XIII, o Palácio de Estocolmo ( Kungliga Slottet) e o Museu Nobel, que é dedicado ao Premio Nobel. Balsase barcos de turismo fazem o transporte entre as ilhas.


Catedral de Estocolmo. Fotografia: Gustavo Almeida


Fotografia: Gustavo Almeida 


O casal Gustavo Almeida em Estocolmo


Fotografia: Gustavo Almeida - Estocolmo

Viajando pelo Mundo – Oslo Noruega


Fotografia: Gustavo Almeida

A Noruega é um país europeu, localizado a oeste da Península escandinava, banhado pelo oceano Atlântico e possui fronteiras terrestres com a Suécia, Finlândia e Rússia. Parte do seu território está situado ao norte do Circulo Polar Ártico, local onde o sol permanece visível durante 24 horas no verão, daí a expressão ‘’terra do sol da meia noite’’. Com uma extensa costa litorânea, recortada por fiordes (golfos estreitos, delimitados por montanhas), características que proporcionam belas paisagens, além de impulsionar a atividade pesqueira. Possui uma economia próspera, o país é o grande produtor de petróleo e gás natural, responsável por 50% das exportações. A pesca é uma das atividades mais importantes para a economia nacional, com destaque para a pesca do bacalhau, anchova e o atum. A população norueguesa é de 4. 812.190 (quatro milhões oitocentos e doze mil e cento e noventa). Os domicílios com acesso a água potável e rede sanitária é de 100%. Os noruegueses desfrutam de excelente qualidade de vida. (relatório divulgado em 2010 pela Organização das Nações Unidas ONU), detém o maior índice de desenvolvimento humano (IDH) do mundo: 0,938. Os serviços de saneamento ambiental atendem a todas as residências e a taxa de mortalidade infantil é uma das menores do mundo: 3 óbitos   a cada mil nascidos vivos. Todos os habitantes são alfabetizados. 

Clima da Noruega – Temperado oceânico(litoral), temperado continental (interior) e frio (ao norte). 

Sistema de governo: Monarquia parlamentarista.

Produto Interno Bruto (PIB): 450 bilhões de dólares. PIB per capita: 82.465 dólares.

Oslo é uma cidade cheia de belezas naturais, histórias e encantos, faz parte da lista dos melhores destinos para visitar e se apaixonar. É um polo cosmopolita com museus, lojas, restaurantes, arte, moda e uma bela arquitetura. 

Prédios icônicos, como o Museu Astrup Fearnley e o Bacord, fazem parte do cenário.   Estamos falando da   linda capital da Noruega, com 630 mil habitantes. A cidade é conhecida por suas áreas verdes e seus museus. Muitos deles ficam na Península Bygdøy, como o Museu Marítimo Norueguês, nas margens da península, e o Museu do Navio Viking, com exemplares do século IX. A Holmenkollbakken é uma colina para a prática de saltos de esqui com vista panorâmica do fiorde e um museu de esqui.

A violência é algo quase zero. Isso se deve ao fato de que na Noruega a distribuição de renda é justa e, assim sendo, não são criadas as famigeradas desigualdades sociais. Com um sistema de transporte público eficiente faz a cidade inteira se tornar acessível, um bom planejamento urbano proporciona a população uma excelente qualidade de vida.

Cercada por montanhas e pelo mar Oslo é a maior cidade do país é a capital de crescimento mais rápido. Mesmo assim, a natureza é tão abundante o que a torna uma das cidades mais verdes do mundo, sendo nomeada em 2019, a Capital Verde de toda Europa, premiação concedida pelo baixo índice de pegada de carbono.(índice que mede o impacto das atividades do homem sobre a natureza, a partir da quantidade de dióxido de carbono(CO2) que elas emitem), e pelo compromisso com a produção de alimentos sustentáveis. A natureza é tão importante que, dos 400 km2 da cidade, podem haver construções em apenas 60%. Os 40% restantes são de áreas preservadas. 

A Moeda Oficial na Noruega - A moeda corrente é o kroner (NOK), chamada em português de coroa norueguesa. Apesar de cartões de créditos serem aceitos na maioria dos estabelecimentos, ainda assim é recomendável que se leve algum dinheiro em espécie. Moedas estrangeiras quase nunca são aceitas.

Eis o Museu Munch, localizado em Oslo, famoso por ter em seu acervo as obras de Evard Munch, deixadas em testamento à comuna de Oslo em 1940. O museu foi aberto ao público em 1963, cem anos após o nascimento do pintor mundialmente conhecido.


A famosa obra ‘O Grito’, do pintor Edvard Munch

O Skrik que significa o ‘’Grito’’ em Português é uma das pinturas mais valiosas do movimento expressionista, adquirindo um status de ícone cultural mundial, comparado a Obra Mona Lisa de Da Vinci. O quadro é uma imagem do medo irracional que sentimos durante um pesadelo, representado por uma figura andrógina. Munch visualiza essa experiência sem o auxílio de aparições assustadoras, e é por essa razão que sua obra é mais convincente. O ritmo das linhas longas e sinuosas parece fazer com que o eco provocado pelo grito reverbere por todos os cantos do quadro, transformando o céu e a terra em uma grande e sonora cena de horror.


Opera House, uma das construções mais emblemáticas da Noruega 


Opera House Fotografia: Gustavo Almeida

Aqui encontra-se uma das construções mais emblemáticas e moderna de toda região da Escandinávia, o espaço foi inaugurado em 2008 e custou um orçamento de 500 milhões de euros. As estruturas são cobertas com mármore italiano e granito branco para que se pareça com uma imensa geleira emergindo das águas do fiorde. Cada moeda gasta valeu muito a pena é investimento com retorno financeiro extraordinário, recebe a cerca de 300 eventos por ano.


Interior da Opera House - Oslo Noruega. Fotografia: Gustavo Almeida


O Vikingskipshuset, museu que abriga três navios vikings originais do século IX extremamente bem conservados. Fotografia: Gustavo Almeida

Culturalmente, os vikings enterravam seus líderes em barco junto com seus pertences e os cobriam com argila para proteger a madeira e o corpo contra a decomposição. Eles acreditavam que estavam protegendo a pessoa na vida e na morte. Estas embarcações foram encontradas entre 1867 e 1903 e possuem 95% de madeira original.

Oslo Noruega

O clima - No inverno, a temperatura média é de 6,8º negativos. Em Oslo e nos arredores é comum haver neve e temperaturas médias pouco abaixo de zero. 

Viajando pelo Mundo - Bergen Noruega


Fotografias Gustavo Almeida – Bergen Noruega

Bergen é uma pequena e apaixonante cidade litorânea localizada no oeste da Noruega, bem próxima dos belos fiordes. Ela possui um charme de pequena cidade e facilmente encanta seus visitantes, pois passa uma sensação de aconchego. É uma das cidades mais chuvosas do planeta.

Sua parte antiga, chamada Bryggen, faz parte da lista do patrimônio da humanidade pela UNESCO. São casas coloridas, feitas de maneira e um pouco tortas. Foram reconstruídas após um incêndio que ocorreu.

Uma beleza dessa só podia servir de inspiração. Cercada por Montanhas, Bergen, na Noruega inspirou Arandelle, a cidade fictícia que encantou o mundo, onde Elsa e Anna vivem as aventuras do desenho Frozen, da Disney.


Fotografias Gustavo Almeida – Bergen Noruega


Fotografias Gustavo Almeida – Bergen Noruega


Fotografias Gustavo Almeida – Bergen Noruega

Viajando pelo Mundo – Londres Inglaterra


Londres – Christian Dior


Londres – Christian Dior

A FORÇA DA NOTÍCIA - Renasce como uma nova ferramenta de comunicação, apresentando personalidades locais, nacionais e internacionais, acontecimentos sociais, políticos e culturais, divulga notas e notícias. Além de contribuir para a transformação de cenários com uma rica e séria informação, demonstra aos leitores confiança, ética profissional, comprometimento e credibilidade.

Apaixonada por cinema, poesia, literatura, arte, viagens e moda. Sempre bem informada sobre tudo que acontece. Bióloga, especialista em Gestão Ambiental, Executiva de Negócios e Colunista da Revista Público A. Formada em Moda e Pós-graduada em Negócios e Styles de Moda, presta assessoria a diversas empresas. Assina a coluna: A Força da Notícia Portal Clube Notícias, Nome e Sobrenome da Revista Público A. Associada a FEBRACOS - Federação de Colunistas Sociais do Brasil.

Comentários
Artigos
  • Lateral - Vem pro parque - Home 03
  • O Boticario - Banner lateral
Teresina - PI
Atualizado às 00h31
23°
Chuva fraca Máxima: 29° - Mínima: 23°
23°

Sensação

20 km/h

Vento

100%

Umidade

Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel (atualizado 31-07)
Podcast Momento Jurídico
  • Ban - Lateral - Momentos Cidade Junina
Facebook
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2021 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium
Envie-nos uma mensagem!WhatsApp