Política
Economia
Clube Entretenimento
Entretenimento
Concursos
Downloads
Artlife
Postada em 01/08/2019 ás 12h02

Crianças se divertem em mais uma edição da Oficina Pintando o Sete!

A oficina foi um sucesso e rendeu lindos trabalhos feitos pelo nossos alunos na Montmartre
Crianças se divertem em mais uma edição da Oficina Pintando o Sete!
Com os artistas Max Kurotaki, Herbert Viana, Wêiler Barroso e Larissa Palha Dias (Foto: Acervo Montmartre)

Hello! How are you? Hoje quero falar com vocês sobre a oficina de arte infantil Pintando o Sete, que aconteceu na Montmartre na última semana. Foi mais uma edição de sucesso desse projeto que realizamos com crianças em todos os períodos de férias escolares. A oficina aconteceu do dia 23 a 26 de julho e cada dia teve um tema específico e convidados especiais.

entrevista-tv
Falando sobre a oficina com o jornalista Zan Viana (Foto: Acervo Montmartre)

No primeiro dia, os alunos aprenderam a técnica da cerâmica, pintando peixinhos feitos desse material e produzindo suas próprias peças como pequenos vasos. Essa segunda parte foi feita com o auxílio do professor Antônio Carlos, do Polo Cerâmico, que tem anos de prática e sempre participa conosco da oficina com as crianças. Tivemos a presença do repórter Zan Viana, da TV O Dia, que entrevistou os alunos Letícia e Marcos Pedrosa, Liz de Oliveira, Maria Clara Medeiros e Emanoel Carvalho. Também falei um pouco para a reportagem sobre essa edição da oficina, assim como a estilista Andressa Leão, que trouxe a filha Pietra, Maria do Rosário que trouxe sua neta Maria Clara e o professor Antônio Carlos, que comandou a prática de cerâmica com as crianças.

pratica-ceramica
No primeiro dia, os alunos aprenderam a fazer peças de cerâmica! (Foto: Acervo Montmartre)

O segundo dia foi dedicado à técnica da Xilogravura. Para falar sobre esse assunto, ninguém melhor que a maior especialista na técnica no estado, a professora da Universidade Federal do Piauí, Yolanda Carvalho. Ela tem uma afinidade muito grande com crianças e fisgou a atenção de cada uma delas para acompanhar o processo de impressão das figuras, todos se divertiram muito!

aula-xilogravura
Todos os olhares voltados à aula de Xilogravura com Yolanda Carvalho! (Foto: Acervo Montmartre)

O terceiro dia foi direcionado à reciclagem e a conhecer o trabalho de artistas que transformam materiais descartados e transformam em obras de arte, como Vik Muniz. E na parte prática, as crianças produziram lindos mobiles em formatos de emojis reutilizando CDs antigos. Nessa hora a criatividade toma conta e cada um faz no estilo que acha mais bonito! Dividimos as duas salas: uma para as crianças menores, de até 5 anos e na outra as maiores, até 11 anos, assim nós garantimos um acompanhamento mais próximo de cada passo da produção e do ritmo de cada criança na hora de aprender. Convidamos os artistas Herbert Viana, Érico Ferry e Christiane Fontenelle para conversar com os alunos sobre seus trabalhos e tirar dúvidas sobre suas telas e seu processo de produção das obras. Foi um bate-papo muito bacana e divertido.

artistas-convidados
Recebemos as visitas dos artistas Christiane Fontenelle, Herbert Viana e Érico Ferry (Foto: Acervo Montmartre)

No quarto e último dia, nossos convidados foram os artistas Max Kurotaki, Wêiler Barroso e Larissa Palha Dias, que também conversaram com as crianças e mostraram seus trabalhos, além de compartilharem conhecimentos sobre pintura, nosso tema do dia! Para a prática de pintura, escolhemos a personalização de caixinhas de MDF. Cada criança pode pintar a sua caixa da forma que preferisse e no final leva-la para casa. Todo o trabalho foi feito com o auxílio das professoras da oficina Juliana Rezende e Letícia Chaves, com o auxílio das estagiárias do curso de Artes Visuais da UFPI Gabriela Araújo, Viviane de Sousa e Isabela Soares.

larissa-palha
A artista convidada Larissa Palha Dias conversou com os alunos sobre suas pinturas (Foto: Acervo Montmartre)

Estamos muito realizados com o resultado desta edição da oficina e felizes com a empolgação tanto dos alunos quanto dos pais, que escolheram proporcionar esse momento de criatividade e de conhecimento para as crianças durante o período de férias. Sempre reforçamos a importância de estimular o lado criativo dos pequenos e principalmente o conhecimento na área cultural desde cedo. Foi demais e já estamos com saudades! Vamos às dicas de hoje?

Nosso próximo curso já tem data marcada! É mais uma edição do curso de mosaico com Lair Fontenelle, que tem início no dia 19 de agosto e dura cinco dias. Também seguimos com nosso curso de pintura e desenho para crianças a partir dos 6 anos de idade e adultos, com o professor Moisés Rêgo toda segunda-feira.

Para quem vai a São Paulo partir deste mês de agosto, tenho uma super dica: o MASP traz a exposição “História das Mulheres, histórias feministas”, que busca resgatar e difundir o trabalho de artistas mulheres. A mostra tem início no dia 23 de agosto e vai até 17 de novembro.

Comentários
Cultura
Sobre
Artlife
Blog Artlife
  • O Boticario - Banner lateral
  • newland
Teresina - PI
Atualizado às 15h13
31°
Alguma nebulosidade Máxima: 32° - Mínima: 22°
34°

Sensação

13 km/h

Vento

55%

Umidade

Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel (atualizado 31-07)
Podcast Momento Jurídico
Facebook
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2022 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium
Envie-nos uma mensagem!WhatsApp