Política
Economia
Clube Entretenimento
Entretenimento
Concursos
Downloads
Postada em 26/08/2019 ás 13h30

Uma galeria de arte em um local cheio de História: O Mercado Velho de Teresina

Recentemente visitei esse importante espaço público de Arte em nossa cidade
Uma galeria de arte em um local cheio de História: O Mercado Velho de Teresina
Recomendo a todos conhecer esse projeto! (Foto: Acervo pessoal)

Salut! Como vocês estão? Estou de volta para contar sobre uma visita maravilhosa que fiz ao Mercado Velho de Teresina, que hoje é lugar de exposição de incríveis trabalhos de diversos artistas, você sabia disso? A Galeria de Artes Visuais do Mercado Velho, que fica na Praça da Bandeira, Centro de Teresina.

instalacao-mercado
A exposição reúne vários trabalhos de artistas locais (Foto: Acervo pessoal)
exposicao-mercado-velho
Fizemos uma transmissão ao vivo durante a visita! (Foto: Acervo pessoal)

Tudo começou com a reestruturação do Mercado Central, como parte do projeto de revitalização do Centro de Teresina, em 2017. A inauguração contou com uma exposição do grande artista Nonato Oliveira, no espaço dedicado à Arte. Hoje a galeria é uma vitrine para os artistas locais, recebendo trabalhos de pintura, ilustração, escultura, instalação, fotografia, dentre muitas outras formas, sob curadoria de Guga Carvalho.

A Galeria de Artes do Mercado Velho tem sido um espaço muito importante para divulgar o trabalho de estudantes e artistas formados pela Universidade Federal do Piauí, levando suas criações para o olhar do público em um local adequado e muito importante para a História de Teresina.

instalacao-mercado-velho
Lá você encontra instalações que são fruto de muita pesquisa (Foto: Acervo pessoal)

Um projeto que vem impulsionando a exposição dessas obras é o Prêmio Residência de Criação em Artes Visuais, da Fundação Monsenhor Chaves, um projeto que já está em sua quarta edição. O mais interessante desse projeto é que ele mantém a estreita ligação da galeria de arte com o espaço do Mercado Velho onde ela está situada, propondo um resgate histórico e cultural do Mercado em si, pois convida os artistas participantes a abordar a importância e complexidade histórica, antropológica e estética do local, nos trabalhos inscritos no prêmio. Assim, fica evidente a proposta de exaltar o Mercado Velho e a História da cidade através da Arte, mantendo sempre vivas as mais diversas representações e significados pelo imaginário de cada artista.

trabalhos-mercado-velho
Os trabalhos têm uma abordagem histórica e cultural da região (Foto: Acervo pessoal)

O projeto tem feito muito sucesso e o número de inscrições só aumenta a cada nova edição. Os artistas selecionados são premiados em 7 mil reais. Nesta última edição, os escolhidos foram Alana Santos, Ariane Aranha, Anderson Morais, Gomes Paraguaçu, Luana Vitra, Mateus Sérvio e Railene Raio. Seus trabalhos estão hoje expostos no espaço do Mercado Velho e são fruto de estudos e pesquisas feitas pelos artistas, além, claro, da própria inspiração. Muito além de uma proposta de simples exposição, o projeto tem uma grande importância para os estudos e pesquisas no âmbito da cultura local.

galeria-mercado-velho
Vale a pena tirar uma tarde para visitar o espaço! (Foto: Acervo pessoal)

A exposição pode ser vista gratuitamente no Mercado Velho de segunda a sexta das 8h às 17h30 e aos sábados das 8h às 12h30. Vale a pena visitar e mergulhar nesse universo vasto que é a nossa cultura! Ah, Fiquem de olho na abertura do próximo edital previsto para início do próximo ano. Vamos às dicas de hoje?

Fui desafiada a fazer 30 lives no Instagram e resolvi transformar esse desafio em um projeto de arte da Montmartre! “Arte ao Vivo e a Cores” é o nome da nossa série de lives sobre diversos temas da Arte e com um convidado diferente a cada encontro! São três lives por semana que acontecem no nosso Instagram @galeriamontmartre! Os conteúdos estão incríveis, acompanhe!

Teresina ganhou um novo espaço público voltado à arte: a Galeria de Artes Mestre Portelada, um projeto da União dos Artistas Plásticos do Piauí (UAPPI) junto a Prefeitura de Teresina e Cenajus. O espaço é destinado a receber obras de artistas integrantes da UAPPI, bem como demais artistas piauienses que buscam um local para expor seus trabalhos. A Galeria fica localizada no prédio do Cenajus, em frente à Praça da Bandeira, Centro de Teresina. Vale tirar uma tarde para visitar todos os espaços de Arte que hoje existem no Centro da nossa capital!

Comentários
Cultura
TV Clube Notícias
Facebook
Teresina - PI
Atualizado às 14h15
38°
Nuvens esparsas Máxima: 38° - Mínima: 24°
39°

Sensação

7 km/h

Vento

29%

Umidade

Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel (atualizado 31-07)
Instagram
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2020 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium
Envie-nos uma mensagem!WhatsApp