Política
Economia
Clube Entretenimento
Entretenimento
Concursos
Downloads
Postada em 06/09/2019 ás 11h06 - atualizada em 06/09/2019 ás 11h21

No Brasil, cerca de 30% das mortes registradas são causadas por doenças do coração, diz OMS

Campanhas buscam conscientizar a população sobre as doenças e incentivar a prevenção.
No Brasil, cerca de 30% das mortes registradas são causadas por doenças do coração, diz OMS

 

A campanha Setembro Vermelho alerta a população brasileira sobre os cuidados relacionados a saúde do coração. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 30% das mortes registradas no país são em decorrência de doenças cardiovasculares. Dia 29 de setembro é comemorado o Dia Mundial do Coração, e durante todo o mês ONGs e entidades médicas concentram esforços para conscientizar a sociedade sobre os riscos e prevenção das doenças. 

As doenças cardiovasculares, relacionadas ao coração e vasos sanguíneos, são: Doença coronariana – doença dos vasos sanguíneos que irrigam o músculo cardíaco; cerebrovascular – doença dos vasos sanguíneos que irrigam o cérebro; arterial periférica – doença dos vasos sanguíneos que irrigam os membros superiores e inferiores; cardíaca reumática – danos no músculo do coração e válvulas cardíacas devido à febre reumática, causada por bactérias estreptocócicas; Cardiopatia congênita – malformações na estrutura do coração existentes desde o momento do nascimento e Trombose venosa profunda e embolia pulmonar – coágulos sanguíneos nas veias das pernas, que podem se desalojar e se mover para o coração e pulmões.

Foto: Reprodução

Segundo o cardiologista, Benício Sampaio, hereditariedade, uso excessivo de cigarros e álcool, sedentarismo e má alimentação são fatores de risco. “Homens e mulheres precisam estar atentos a saúde do coração. Suor frio, cansaço e faltar de ar constantemente, além de dor opressiva no peito, como se alguém uma mão pesada estivesse pressionando, são sintomas de doenças cardiovasculares”, aponta. 

Para Benício Sampaio é preciso que haja uma conduta preventiva por parte dos pacientes. “É preciso ir ao médico regularmente, não apenas quando os sintomas aparecem. Quando mais cedo algo é detectado, mais rápido ele pode ser tratado. E as vezes, pode acontecer de não haver sintomas. Uma boa alimentação e à pratica de exercícios físicos, também são ações que devem fazer parte do cotidiano e ajudam na prevenção de doenças”, enfatiza o cardiologista. 

Comentários
Geral
  • newland
  • Lateral - Vem pro parque - Home 03
  • O Boticario - Banner lateral
Teresina - PI
Atualizado às 07h29
26°
Alguma nebulosidade Máxima: 37° - Mínima: 23°
28°

Sensação

7 km/h

Vento

79%

Umidade

Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel (atualizado 31-07)
Podcast Momento Jurídico
Facebook
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2021 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium
Envie-nos uma mensagem!WhatsApp