Política
Economia
Esportes
Entretenimento
Concursos
Downloads
  • Colegio St Marcelina
  • Grupo CEV
  • Live Show - Sextou Em Casa (Maio)
  • Ilhotas Padaria
  • ITTNet
  • Aplivativo Monitora Covid-19
Postada em 10/09/2019 ás 09h00 - atualizada em 10/09/2019 ás 09h48

Prefeitura tem dificuldades em manter venezuelanos na capital

Governo Federal ainda não encaminhou recursos para manutenção de abrigos.
Prefeitura tem dificuldades em manter venezuelanos na capital
Venezuelanos em Teresina. Foto: Lorena Linhares

A Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (SASC) realizou na última segunda-feira (9), uma reunião para discutir a situação dos venezuelanos na cidade, pois o Governo Federal ainda não encaminhou os recursos obrigatórios e os abrigos tem sido mantidos pelo município.

 Os venezuelanos são indígenas da etnia Warao. Eles não sabem ler, não falam português, possuem dialeto e religião própria. Estão refugiados devido a crise econômica e política na Venezuela. Cerca de 40% dos que estão em Teresina são crianças e adolescentes. O número deles já chegou a mais de 200 na capital, mas alguns já migraram para outras cidades.

O secretário Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), Samuel Silveira, afirmou que a Prefeitura tem cumprido o seu papel, mas o Governo do Estado não fez a reforma do abrigo Piratinga, cujo havia se comprometido, e o Governo Federal não encaminhou os recursos obrigatórios de assistência aos refugiados. Samuel informou também que é imprescindível agilizar esses repasses para viabilizar uma melhor gestão dos abrigos.

"É de suma importância a garantia de estabilização e inserção destes refugiados, adultos e crianças, na comunidade através do mercado de trabalho e da escola, mas para isso são necessários recursos para custeio de documentos de identificação" destaca o secretário.

A reunião para discutir a situação dos migrantes contou com a presença do representante da Agência da ONU para refugiados (Acnur), Sebastian Roa, e de várias entidades como a Cáritas Arquidiocesana, a Fundação Nacional do Indío, Pastoral do Povo de Rua e Pastoral do Imigrante.

Comentários
Cidades
TV Clube Notícias
Facebook

Teresina - PI

Obtido às 08:44

27º

Min 25º Max 32º

Poucas nuvens

84% 7 km/h Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel
#ConselhoDoDia
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2020 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium