Política
Economia
Clube Entretenimento
Entretenimento
Concursos
Downloads
Postada em 11/09/2019 ás 09h56 - atualizada em 11/09/2019 ás 10h21

Indígenas Warao participam de seminário na UFPI

Serão debatidos direitos e práticas de acolhimento e proteção aos venezuelanos

O seminário Indígenas Warao: Direitos e Práticas de Acolhimento e Proteção, que acontece no auditório Noé Mendes do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), na Universidade Federal do Piauí (UFPI), começou na última terça-feira (10) e vai até o dia 13 de setembro. O evento almeja refletir sobre a situação dos refugiados que estão residindo em Teresina.

A coordenadora geral do evento, professora Carmen Lúcia Silva Lima, destacou que o encontro vai promover uma discussão aberta para desfazer manifestações preconceituosas por parte da sociedade brasileira, com conferência, minicurso, palestra, grupo de discussão, mesas-redondas e exposição de artesanato produzido pelos venezuelanos dentro dos abrigos.

“O debate quer desfazer essas ideias equivocadas e manifestações preconceituosas contra os venezuelanos. Eles desejam falar de sua cultura e identidade, dos motivos da migração e dos problemas que enfrentam no momento. Nós acreditamos que o evento será bem sucedido”, afirma.

Jovine Torres, era professor na Venezuela e agora se encontra no abrigo CSU no bairro Buenos Aires. Ele esteve presente na solenidade de abertura e diz que o evento é  importante para que todos conheçam a realidade deles.

"Esse seminário é extremamente importante para que todos saibam quem somos, de onde vimos, porque muitas pessoas desconhecem nossa realidade e esse evento possibilita que todos conheçam".

Além dos professores e alunos da UFPI, o evento conta ainda com representantes da Secretaria municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi) da Prefeitura Municipal de Teresina, do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR/ONU), Fundação Nacional do Índio (FUNAI), Defensoria Pública da União (DPU), Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espirito Santo (APOINME), Instituto Federal do Piauí (IFPI), Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (SASC), Superintendência de Relações Sociais (SUPRES) do Governo do Estado do Piauí e do Núcleo de Direitos Humanos da Defensoria Pública do Piauí e Cáritas Arquidiocesana.

Cronograma do seminário Warao. Foto: Reprodução
Caption
Caption

 

Comentários
Cidades
TV Clube Notícias
Facebook
Teresina - PI
Atualizado às 02h52
25°
Alguma nebulosidade Máxima: 38° - Mínima: 23°
25°

Sensação

9 km/h

Vento

83%

Umidade

Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel (atualizado 31-07)
Instagram
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2020 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium
Envie-nos uma mensagem!WhatsApp