Política
Economia
Clube Entretenimento
Entretenimento
Concursos
Downloads
Postada em 19/09/2019 ás 09h47 - atualizada em 19/09/2019 ás 10h08

População é orientada sobre vacina contra o sarampo

FMS reforça a informação de quem deve se imunizar contra a doença.
População é orientada sobre vacina contra o sarampo
Foto: Divulgação / Ministério da Saúde

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) esclarece à população sobre quem deve se vacinar contra o sarampo, prevenindo a proliferação da doença, diante da confirmação do 4° caso da doença registrada no Piauí. A vacina também atua contra rubéola e caxumba. 

Amariles Borba, diretora de Vigilância em Saúde da FMS, explica que quem tem contato com o vírus ou com a bactéria, tem a infecção, e pode desenvolver a doença.

“Existem dois caminhos: ter apenas a infecção ou desenvolver a doença provocada por aquele vírus ou por aquela bactéria. Por exemplo, a grande maioria das pessoas no Brasil já estão infectadas com o bacilo da tuberculose, porém não têm a doença. Quem tem a doença é um número muito menor de pessoas, que devido a seu estado imunológico esse bacilo se desenvolveu, aumentou sua população e então causou a doença”, explica Amariles.

Recomendações para vacinação 

A vacina só é contraindicada para gestantes e pessoas com baixa imunidade, como pacientes em tratamento contra o câncer ou portadores de doenças que derrubam o sistema imunológico, como a gripe.

Para as pessoas que não têm certeza se já receberam a segunda dose da vacina contra o sarampo recomenda-se tomar mais uma dose no posto de saúde. Não existe problema em tomar mais de duas doses. Crianças de 6 meses a menor de 1 ano devem fazer uma dose da vacina, a chamada “dose zero”.

A primeira dose é feita com um ano e com 15 meses precisa ser feita a segunda dose.

As pessoas com até 29 anos, que não tomaram duas doses de vacina contra o sarampo precisam completar essas duas doses. O intervalo entre uma dose e outra é de 30 dias.

Dos 30 aos 49 anos há a necessidade de apenas uma dose.

Os maiores de 50 anos não precisam tomar a vacina, pois já tiveram sarampo ou já tiveram contato com alguém com sarampo.

A vacina é a única forma de prevenção da doença e está disponível gratuitamente nos Postos de Saúde.

Comentários
Cidades
  • newland
  • Lateral - Vem pro parque - Home 03
  • O Boticario - Banner lateral
Teresina - PI
Atualizado às 22h55
29°
Alguma nebulosidade Máxima: 37° - Mínima: 25°
33°

Sensação

7 km/h

Vento

70%

Umidade

Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel (atualizado 31-07)
Podcast Momento Jurídico
Facebook
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2021 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium
Envie-nos uma mensagem!WhatsApp