Cinco casos de mormo são confirmados no Piauí
Equinos identificados com a doença são sacrificados.A direção da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi), na última quarta-feira (18), confirmou em audiência na Assembleia Legislativa, cinco casos de mormo em equinos no Piauí, e durante a reunião, foi discutido quais os impactos da doença no estado.
José Genilson Sobrinho, presidente da Adapi, informou que no dia 11 de setembro foi descoberta a doença em um equino que esteve no Parque de Exposições Dirceu Arcoverde. O cavalo que apresentava os sintomas da doença, entre eles, febre e fraqueza, foi sacrificado.
"Caso seja registrado algum resultado positivo para mormo, o animal será sacrificado. O Parque de Exposições passará por uma desinfectação”, informou José Genilson.
Anísio Neto, presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Piauí (CRMV-PI), defende que a legislação seja cumprida e contesta as afirmações do presidente da Adapi. "Os casos do mormo já são verificados no Piauí desde 2005 e nós sabemos o quanto a Adapi é deficitária em estrutura", explica Anísio Neto.
Edmar Barroso, proprietário do animal diagnosticado com mormo, afirma que o presidente do CRMV-PI está amedrontando os veterinários, e garantiu que os seus animais passam por exames e estão sendo cuidados. “Os cuidados estão sendo tomados e os animais que tiveram contato estão isolados”.
Airton Leôncio, representante do Ministério da Agricultura, informou que a instituição responsável pela fiscalização e controle sanitários dos rebanhos no Piauí é a Adapi. Afirmou ainda, que todos os procedimentos realizados pela agência estão em conformidade com a Legislação.
Todos os funcionários e animais que tiveram contato com animal realizaram exames. O Parque foi interditado, e permanecerá por 60 dias.
Sensação
Vento
Umidade
Coronavírus
Vacinação contra Covid-19 inicia no dia 25 de janeiro no Piauí, afirma o governadorCovid-19
Superintendente do HU confirma que a nova variante do coronavírus já está no PiauíVacinação
Dr. Joaquim Parente revela que estar ansioso para ser vacinado nesta segunda (18)Projeto
Senador propõe prisão de até oito anos para quem não tomar vacinaHomicídio
Lavador de carro é assassinado a tiros na Avenida Maranhão