Política
Economia
Esportes
Entretenimento
Concursos
Downloads
  • ITTNet
  • Grupo CEV
  • SESAPI Dengue
  • Campanha Pró Piauí
  • Colegio St Marcelina
  • Ilhotas Padaria
  • Secretaria Estadual de Saúde
Postada em 20/09/2019 ás 08h24
Fonte: Com informações do G1

Manifestantes protestam pelo clima nessa sexta em movimento global

Há atos marcados contra o aquecimento global em 150 países, de acordo com os organizadores. Mais de 5 mil protestos são esperados, em uma sequência que deve terminar com uma enorme manifestação em Nova York, EUA.
Manifestantes protestam pelo clima nessa sexta em movimento global
Greve pelo Clima: Manifestantes protestam na Austrália nesta sexta, 20 de setembro. — Foto: Cordelia Hsu/Reuters

Marcada para esta sexta (20) em 150 países, a greve global pelo clima, , deve atrair milhares de manifestantes que exigem medidas concretas em prol do meio ambiente e do clima para frear  emissões de gás carbônico e combater o aquecimento global.

O movimento  tem origem no "Fridays For Future" (Sextas-feiras pelo Futuro, em inglês), que ganhou repercussão com a adolescente sueca de 16 anos Greta Thunberg. Desde 2018, Greta falta às aulas nas sextas-feiras para protestar pelo clima. A iniciativa rendeu  indicação ao Prêmio Nobel da Paz e fez com que diversas outras greves se espalhassem pelo mundo.

 No Brasil, ao menos duas mobilizações tiveram repercussão nacional, uma em março e outra em maio.Estão programados mais de 5 mil eventos em todo o mundo em 150 países; uma sequência que deve terminar com uma enorme manifestação em Nova York, com a presença de mais de um milhão de estudantes, segundo  a agência France Presse (AFP).

Os primeiros eventos da greve aconteceram nas ilhas Vanuatu, Salomão e Kiribati, territórios ameaçados pela elevação do nível do mar devido ao aquecimento climático.

Greve na Austrália, na ponte Victoria, em Brisbane Foto: AAP Image/Darren England/via Reuters

Na Austrália, crianças e jovens da região do Pacífico se reuniram nas ruas para se manifestar. Melbourne teve o maior protesto, com 100 mil pessoas, segundo os organizadores citados pela CNN. Em Sidney foram 80 mil e em Brisbane, 30 mil. Foram mais de 300 mil pessoas em 100 cidades.

Nesta quinta, Greta divulgou um vídeo em suas redes sociais convocando as manifestações. "É manhã no Pacífico. Em breve o sol nascerá na sexta-feira, 20 de setembro de 2019. Boa sorte Austrália, Filipinas, Japão e todas as nações das Ilhas do Pacífico. Vocês vão primeiro! Agora mostre o caminho! Boa manifestação!", escreveu. Nestas ilhas, as crianças e jovens estudantes cantaram "não estamos fugindo, estamos lutando", informou a France Presse.

 

 

Comentários
Meio Ambiente
TV Clube Notícias
Facebook

Teresina - PI

Obtido às 23:24

24º

Min 23º Max 35º

Alguma nebulosidade

83% 4 km/h Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel
#ConselhoDoDia
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2020 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium