Política
Economia
Esportes
Entretenimento
Concursos
Downloads
  • Ilhotas Padaria
  • Colegio St Marcelina
  • Grupo CEV
  • Campanha Pró Piauí
  • Secretaria Estadual de Saúde
  • ITTNet
  • SESAPI Dengue
Postada em 20/09/2019 ás 09h31 - atualizada em 20/09/2019 ás 10h04
Fonte: Com informações do G1

Professora molha chão de sala de aula para amenizar calor no Piauí

Coma escola sem climatização, a professora molha os cantos da sala de aula na tentativa de amenizar a quentura e elevar a umidade do ar.
Professora molha chão de sala de aula para amenizar calor no Piauí
Professora molha chão da sala para amenizar calor. Foto: Reprodução/TV Clube

O BR-O-BRÓ, considerado o período mais quente do ano de setembro a dezembro,  a temperatura média fica entre 37 e 40°. Em uma escola pública de Teresina, alunos  enfrentam o calor na sala de aula devido à falta de climatização. Além do desconforto, os pais afirmam que as altas temperaturas têm afetado o aprendizado dos estudantes. No Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Irmã Dulce, na Zona Sul da capital, uma professora está molhando os cantos da sala de aula na tentativa de amenizar a alta temperatura e elevar a umidade do ar.

A Secretaria Municipal de Educação de Teresina (Semec) foi procurada e informou que têm 222 escolas climatizadas, um total de 1.783 salas de aula, e apenas  88 das unidades ainda não estão climatizadas. A secretaria explica que essas escolas funcionam em prédios alugados ou antigos, que algumas que precisam da trocar de rede elétrica e que outras aguardam a instalação de um gerador.

Ao todo, 272 crianças, de 3 a 5 anos de idade, estudam no CMEI Irmã Dulce, nos turnos manhã e tarde. A escola foi construídas com paredes baixas para facilitar a circulação de ar, mas as professoras relatam que no período da tarde a luz do sol invade as salas de aula e chega a atingir os alunos.

A professora Aline Pereira, informou que com o tempo quente, as crianças sentem muita inquietação e ficam muito incômodas  com a temperatura que as salas de aula chegam. "O parede baixa nesse período de queimadas permite muito a incidência de fumaça em sala de aula. Já teve situações de tirar as crianças de sala de aula por conta disso, fica inviável administrar aula", relatou Aline Pereira.

O avô de duas alunas da escola, Raimundo José, conta que as netas reclamam do calor. "O que tem que ser feito é a climatização. Uma sala com dois ventiladores não é suficiente para amenizar o calor", disse.

Para enfrentar o calor, cada sala de aula conta com dois ventiladores de teto, porém não suprem as necessidades.  A escola ainda possui quatro ventiladores de parede que são revezados. A direção informou que há anos solicita a climatização, mas nunca obteve resposta.Os ventiladores de parede são retirados ao final das aulas e guardados na diretoria para evitar que eles sejam levados, como outros que foram furtados no passado.

Comentários
Geral
TV Clube Notícias
Facebook

Teresina - PI

Obtido às 21:43

26º

Min 23º Max 35º

Alguma nebulosidade

70% 4 km/h Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel
#ConselhoDoDia
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2020 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium