Política
Economia
Esportes
Entretenimento
Concursos
Downloads
  • ITTNet
  • Campanha Pró Piauí
  • SESAPI Dengue
  • Secretaria Estadual de Saúde
  • Ilhotas Padaria
  • Grupo CEV
  • Colegio St Marcelina
Artlife

Artlife

86 3085 3892

Postada em 20/09/2019 ás 10h05

Veneza – A Bienal mais antiga do mundo

Saiba mais sobre esse importante evento de arte que acontece durante este ano
Veneza – A Bienal mais antiga do mundo
A Bienal vai até o dia 24 de novembro (Foto: Reprodução)

 

Salut! Como estão? Hoje resolvi conversar com vocês sobre mais um grande evento de arte no mundo: a Bienal de Veneza. Ela é realizada a cada dois anos e sua primeira edição aconteceu em 1895.

A ideia da criação da Bienal veio de um grupo de intelectuais venezianos chefiados pelo prefeito de Veneza da época, Riccardo Selvatico. Como o passar dos anos, o evento foi crescendo e tendo a participação de vários países, sempre trazendo mudanças ao longo das edições. Depois de uma pausa de seis anos durante a Segunda Guerra Mundial, a Bienal foi restabelecida em 1948. Após isso, o evento que antes abrigava mais artes decorativas passou a dar espaço para muitos protestos políticos e essa temática se tornou cada vez mais presente.

escultura-veneza
Escultura 'Building Bridges', do artista italiano Lorenzo Quinn (Foto: Reprodução)

 

A Bienal de Veneza é formada por diversos pavilhões, cada um representando os artistas e países convidados. Ao longo dos anos, a arte brasileira foi se tornando mais presente no evento, com importantes nomes deixando sua marca na Bienal, como Di Cavalcanti, Cândido Portinari, Fayga Ostrawer e muitos outros.

escultura-bienal
Escultura de Martin Puryear - Pavilhão dos Estados Unidos (Foto: Reprodução/Cris Piloto)

 

A edição deste ano é a 58ª, comandada pelo curador Ralph Rugoff, nascido em Nova York e diretor da Hayward Gallery, em Londres. Com abertura no dia 11 de maio, ela tem como título May You Live In Interesting Times (Que você viva em tempos interessantes). O presidente da Bienal de Veneza, Paolo Baratta, ao introduzir o tema da edição deste ano, explicou a dualidade de sentidos da frase “que você viva em temos interessantes”. Segundo ele, “tempos interessantes” poderia ser interpretado como tempos difíceis e conflituosos, ou a frase pode apenas ser um convite para sempre ver e considerar o curso dos eventos da vida humana em sua complexidade, em uma era em que tudo está aparentemente facilitado e simplificado pelas inovações tecnológicas.

A curadoria do pavilhão brasileiro ficou por conta de Gabriel Pérez-Barreiro, que foi curador da 33ª Bienal de São Paulo. Ele escolheu Bárbara Wagner e Benjamin de Burca, com o filme Swinguerra (2019), exibido na Bienal, como os únicos representantes do Brasil na edição. A produção conta a experiência de três grupos de dança que misturam ritmos e ensaiam suas coreografias em Recife. Ao todo, 79 artistas participam, em sua maioria americanos e europeus.

swingueira-brasil
Imagem de "Swingueira", de Bárbara Wagner e Benjamin de Burca (Foto: Reprodução)

 

Mais uma vez, a arte traz a questão política e social como principal temática de reflexão nos trabalhos apresentados. Esta edição se encerra no dia 24 de novembro de 2019. A próxima edição será em 2021 e todas as informações sobre participação e sobre a atual edição você pode encontrar no site https://www.labiennale.org/

Veja um trecho de "Swingueira": https://vimeo.com/337528627.

Vamos às dicas de hoje?

Acompanhem o projeto "Arte ao Vivo e a Cores", no Instagram da @galeriamontmartre! Estamos na reta final do nosso projeto de 30 lives e você pode assistir aos vídeos das entrevistas em nosso IGTV!

O Museu do Piauí Casa de Odilon Nunes recebe a exposição "O que é o contemporâneo?", com obras de alunos do curso de Artes Visuais da UFPI. A mostra teve início na última quinta-feira (19) e tem curadoria de Lu Rebordosa. Os trabalhos estão incríveis! Mostramos a exposição em nosso Instagram e entrevistamos a curadora também! Está tudo em nosso IGTV.

 

 

Comentários
Cultura
TV Clube Notícias
Facebook

Teresina - PI

Obtido às 15:31

34º

Min 22º Max 34º

Alguma nebulosidade

36% 17 km/h Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel
#ConselhoDoDia
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2020 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium