Política
Economia
Clube Entretenimento
Entretenimento
Concursos
Downloads
Postada em 23/09/2019 ás 08h14 - atualizada em 23/09/2019 ás 08h40
Fonte: Com informações do G1

Corpo de Bombeiros aluga avião para combater incêndios florestais no Piauí

A aeronave é usada principalmente nos períodos de seca, quando a incidência de incêndios é maior.
Corpo de Bombeiros aluga avião para combater incêndios florestais no Piauí
Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros

O Corpo de Bombeiros Militar do Piauí alugou uma aeronave para ajudar no combate de incêndios e queimadas durante o B-R-O-bró – apelido dado  a época do ano com as maiores temperaturas registradas no Piauí de setembro a dezembro – em áreas de proteção ambiental do estado. A média é de  de 12 a 15 ocorrências por dia durante o período que os bombeiros atendem. 

O avião foi escolhido pela velocidade em chegar aos locais com focos de incêndio.O foco do trabalho da aeronave é proteger as reservas ambientais de São Raimundo Nonato, Parque Nacional Serra da Capivara, Serra das Confusões e comunidades vizinhas. Ela inclusive auxiliou no combate de incêndio entre Pimenteiras (PI) e Parambu (CE), que ocorreu na divisa entre Piauí e Ceará.

O incêndio atingiu a Serra dos Carias, entre os estados, e durou quatro dias. “Devido à grande proporção dos focos de incêndio e da área queimada, se fez necessária a atuação conjunta de bombeiros militares do estado do Ceará. A operação foi encerrada com sucesso”, explicou o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Carlos Frederico.

A major Najra Nunes, do Corpo de Bombeiros Militar do Piauí, explicou a eficiência do transporte, principalmente de chegar em locais que as viaturas não alcançam. “O avião só precisa do piloto e pode armazenar uma grande quantidade de água para combater os incêndios que os bombeiros, em algumas vezes, não conseguem ajudar”, relatou.

De acordo com o contrato, são pagas as horas de vôo e o foco, segundo o documento é  no combate de incêndios florestais e emergências ambientais, com monitoramento da área e apoio operacional. O aluguel do avião é uma parceria com a Secretária de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio) no Sul do Piauí.

Comentários
Meio Ambiente
  • O Boticario - Banner lateral
  • Lateral - Vem pro parque - Home 03
Teresina - PI
Atualizado às 14h13
32°
Alguma nebulosidade Máxima: 35° - Mínima: 22°
33°

Sensação

22 km/h

Vento

43%

Umidade

Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel (atualizado 31-07)
Podcast Momento Jurídico
  • Ban - Lateral - Momentos Cidade Junina
Facebook
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2021 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium
Envie-nos uma mensagem!WhatsApp