Política
Economia
Clube Entretenimento
Entretenimento
Concursos
Downloads
Postada em 23/09/2019 ás 10h04 - atualizada em 23/09/2019 ás 10h42
Fonte: Com informações do G1

Dia 23 de setembro, marca o início da primavera em todo o Brasil

Previsões é de menos chuvas que o normal e a estação vai até o dia 22 de dezembro, quando começa o verão
Dia 23 de setembro, marca o início da primavera em todo o Brasil
Flores da primavera. Foto: Everson Moreira/RPC

A primavera começou oficialmente às 4h50 desta segunda-feira (23). De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a primavera deste ano deverá ter menos chuvas  que o normal para esta época do ano na maior parte do país. A estação vai até o dia 22 de dezembro, quando começa o verão, às 1h19.

Tradicionalmente, o evento anual é um período de transição entre o clima mais seco e o mais chuvoso na região central do Brasil. Já na região Norte, no interior do Nordeste e em algumas áreas centrais do país, as temperaturas sobem durante a primavera. Os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina serão uma exceção neste início de primavera pois deverão receber uma frente fria vinda da Argentina e do Paraguai, trazendo chuva forte para a região e talvez até granizo. 

O prognóstico do Inmet é de que a primavera comece com temperaturas acima da média climatológica para este período.

Em parte do Tocantins e estados do Nordeste, as temperaturas deverão ficar de 1°C a 1,5°C acima da média. Nos estados de Minas, Bahia, Goiás e Mato Grosso do Sul, os termômetros deverão registrar cerca de 1°C acima da média. Nas demais regiões, as temperaturas ficarão 0,5°C acima da média, de acordo com a previsão do Inmet.

A região Nordeste também teve chuvas dentro ou abaixo da média nos último meses, com exceção de uma faixa leste. A previsão do instituto para a primavera indica maior probabilidade de chuvas próximas à média na parte leste da região. Nas demais áreas, prevalecem chuvas ligeiramente abaixo da média; as temperaturas estarão mais elevadas. Em Teresina, a previsão é sem chuvas, com temperaturas acima da média, dando continuidade ao BR-Ó-Bro.

O esperado é de que, nos meses da primavera, haja áreas com chuvas ligeiramente abaixo do que é normal para a estação, exceto no estado de São Paulo, sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro, onde podem ocorrer chuvas mais fortes, principalmente no mês de novembro. As temperaturas devem permanecer além da média em grande parte da região.

Comentários
Meio Ambiente
  • O Boticario - Banner lateral
  • Lateral - Vem pro parque - Home 03
Teresina - PI
Atualizado às 23h46
24°
Alguma nebulosidade Máxima: 35° - Mínima: 22°
24°

Sensação

9 km/h

Vento

74%

Umidade

Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel (atualizado 31-07)
Podcast Momento Jurídico
  • Ban - Lateral - Momentos Cidade Junina
Facebook
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2021 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium
Envie-nos uma mensagem!WhatsApp