Política
Economia
Clube Entretenimento
Entretenimento
Concursos
Downloads
Postada em 26/09/2019 ás 09h56 - atualizada em 26/09/2019 ás 12h09

No Piauí, mais de 500 pessoas estão na fila do SUS e aguardam por doação de órgãos

Os pacientes registrados na lista única de transplantes precisam realizar exames periodicamente.

No Brasil, de acordo com os dados do Ministério da Saúde (MS), 44.689 mil pessoas estão na fila para transplante de órgãos. A doação de órgãos, atualmente, é realizada somente com autorização da família do doador, em caso de falecimento. O doador vivo pode realizar o transplante desde que não prejudique sua saúde. No Piauí, 519 pessoas aguardam por doação, sendo 342 por uma córnea e 177 por um rim. 

O Brasil é o segundo maior transplantador do mundo e é referência mundial na área de transplantes. Cerca de 96% dos transplantes são financiados pelo Sistema Único de Saúde, o maior sistema público de transplantes do mundo.

Lourdes Veras, coordenadora da Central Estadual de Transplantes, explica que a pessoa que pretende ser doador de órgãos, deve comunicar a família o seu desejo. “A informação e o diálogo entre quem deseja ser doador e a família são absolutamente fundamentais, essenciais e necessários. Quando a família tem conhecimento do desejo de doar do parente falecido, esse desejo é respeitado. Em razão disso, orienta-se que a pessoa que deseja ser doador de órgãos e tecidos comunique sua vontade aos seus familiares.”, informou Lourdes.

Nájla Silva, estudante, aguarda há três anos a doação de um rim e destaca a importância da doação de órgãos. “Quem vive dependendo de uma máquina de hemodiálise, vive de forma limitada e sonhando que um dia possa aparecer um doador compatível. Por isso é importante que as pessoas se sensibilizem da relevância da doação de órgão”, afirma Nájla.

Ana Pereira, dona de casa, que é transplantada de rim, afirma que sua vida mudou após receber a doação. “O transplante me trouxe a esperança de uma nova vida, após seis anos fazendo hemodiálise”, afirma Ana.

Doação

Qualquer pessoa, ainda em vida, pode realizar o transplante, desde que não prejudique sua saúde. O doador vivo pode doar um dos rins, parte do fígado, parte da medula óssea ou parte do pulmão. Pela lei, parentes até o quarto grau e cônjuges podem ser doadores. Não parentes, só com autorização judicial.

Para ser um doador de órgãos, é necessário comunicar a família que em caso de falecimento, poderá autorizar o transplante. A vontade do doador também é válida para esse procedimento quando registrada, por ele mesmo, judicialmente.

Para entrar na fila de espera por uma doação, o paciente é inscrito pela clínica ou hospital onde é diagnosticado, com a necessidade de realização do transplante. Exames precisam ser realizados periodicamente para manter a inscrição ativa.

Quando a família autoriza a doação, a Organização de Procura de Órgãos e Tecidos (OPO) informa a viabilidade do doador à Central de Notificação Captação e Distribuição de Órgãos e Tecidos (CNCDO), que realiza a distribuição dos órgãos, indicando a equipe transplantadora responsável pela retirada e implante do órgão ou tecido.

Os órgãos doados vão para pacientes que necessitam de um transplante e estão aguardando em lista única, definida pela Central Estadual de Transplantes, que faz parte da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), e controlada pelo Sistema Nacional de Transplantes (SNT).

Central Estadual de Transplantes (Arquivo CCom)
Central Estadual de Transplantes. Foto: Arquivo CCom

Homenagem ao Dia do Doador de Órgãos em Teresina

A Central Estadual de Transplantes realizou, nesta última quarta-feira (25), uma missa, em ação de graças, na capela do Hospital Getúlio Vargas (HGV), em alusão ao Dia Nacional do Doador de Órgãos, celebrado em 27 de setembro.

Lourdes Veras informou a finalidade da missa dedicada às famílias dos doadores.

“Este é um momento de agradecer a cada família, que optou pela doação dos órgãos de seu ente querido e de pedir graças para aqueles que estão a espera de uma doação.”

Missa em alusão ao Dia Nacional do Doador de òrgãos. Foto: Reprodução/Governo do Piauí
Comentários
Cidades
  • O Boticario - Banner lateral
  • Lateral - Vem pro parque - Home 03
Teresina - PI
Atualizado às 19h53
28°
Nuvens esparsas Máxima: 33° - Mínima: 24°
32°

Sensação

6 km/h

Vento

79%

Umidade

Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel (atualizado 31-07)
Podcast Momento Jurídico
  • Ban - Lateral - Momentos Cidade Junina
Facebook
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2021 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium
Envie-nos uma mensagem!WhatsApp