Política
Economia
Clube Entretenimento
Entretenimento
Concursos
Downloads
Postada em 26/09/2019 ás 12h44 - atualizada em 26/09/2019 ás 14h08

Rede Feminina de Combate ao Câncer realiza campanha de prevenção em escolas do Piauí

'É uma série de ações e dissemina informações essenciais para garantir o diagnóstico precoce e, dessa forma, aumentar as chances de cura e sobrevida', afirma Carmem Campelo.
Rede Feminina de Combate ao Câncer realiza campanha de prevenção em escolas do Piauí
Equipe da Rede Feminina de Combate ao Câncer do Piauí- RFCC-PI Foto: Divulgação

A Rede Feminina de Combate ao Câncer do Piauí (RFCC-PI) está realizando durante todo esse mês a campanha "Setembro Dourado”, que faz alerta sobre os sinais, sintomas e diagnósticos precoce como fator fundamental do combate ao câncer infanto-juvenil. 

A ação é idealizada em todo o Brasil pela Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer (CONIAC) que possuem 54 filiadas, dentre elas a RFCC-PI que é responsável pela campanha no Estado do Piauí.

Nesse ano, a ação tem como tema “A luz que vem do cuidar” e que além das visitas em escolas e empresas, o RFCC-PI tem disponibilizado capacitações para profissionais da área da saúde na Casa de Apoio à Criança com Câncer- Lar de Maria com reuniões aos profissionais, ministrada pelo pediatra Dáyrton Moreira, peça de teatro “Sinais” que ganha vida com interpretação de cinco atores e com palestra com especialistas explicando as principais características da doença.

A diretora do espetáculo “Sinais” e também terapeuta comunitária, Sandra Loiola afirma que a ideia principal é informar sobre os sintomas dos tipos mais comuns de câncer que acomete as crianças.

“Leucemia e câncer de olho, por exemplo, são frequentes nessa idade. Procuramos entender sobre a área da oncologia e assistência social nesse processo. Estivemos dentro do Lar de Maria com os pais, familiares e as crianças realizando terapia, tudo isso para vermos como cada família identificou esses sinais e quais dificuldades tiveram. Precisamos entender que uma dor de cabeça ou fraqueza merecem atenção”, disse.

Os encontros frisam alguns sintomas recorrente da doença, como dor de cabeça intensa e recorrente, reflexo branco em um dos olhos ou estrabismo adquirido, além de pontuar as formas de tratamento e que dados apontam que no Brasil, aproximadamente 12 mil crianças são diagnosticadas com câncer.

Crianças beneficiadas com a Campanha "Setembro Dourado" na escolas da capital. Foto: divulgação

A mãe do pequeno Pedro Henrique, que estuda no Centro Educacional José Alves de Sousa Neto (Sesc), Bairro Ilhotas e que é uma das escolas que recebeu a ação fala da importância do movimento para obter conhecimento para diagnosticar precocemente a doença.

“Ele queria ficar brincando, mas o trouxe porque será o primeiro a me dar qualquer sinal de alerta. Então, de imediato me propus a vir porque quero adquirir essas informações. Caso aconteça na minha família já vou conseguir fazer esse diagnóstico precoce”, afirma Camila Paixão.

A presidente da RFCC-PI, Carmem Campelo fala da preocupação com a saúde das crianças e adolescentes e que sinais podem passar despercebidos.

“Nossa entidade é ativa na promoção de saúde e bem-estar para os pacientes oncológicos, por isso essa campanha tem grande relevância. Ela fomenta uma série de ações e dissemina informações essenciais para garantir o diagnóstico precoce e, dessa forma, aumentar as chances de cura e sobrevida. É imprescindível nos informarmos sempre e partilhar desse aprendizado com a sociedade”, disse.

Quem recebeu visita da Campanha?

Unidade Escolar Afonso Mafrense (Mafrense) 

U.E Professora Helena Carvalho (Memorare)

Escola municipal Bezerra de Menezes (Acarapé) 

José Nelson de Carvalho (Alvorada)

Centro Educacional Professor Marcílio Rangel (Marquês)- o Sesc

Fundação Bradesco e o Carvalho Mercadão 

Farmácia Botica (Centro/Sul) será a última contemplada com as ações.

Comentários
Geral
  • Lateral - Vem pro parque - Home 03
  • O Boticario - Banner lateral
Teresina - PI
Atualizado às 01h25
25°
Alguma nebulosidade Máxima: 32° - Mínima: 23°
25°

Sensação

4 km/h

Vento

94%

Umidade

Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel (atualizado 31-07)
Podcast Momento Jurídico
  • Ban - Lateral - Momentos Cidade Junina
Facebook
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2021 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium
Envie-nos uma mensagem!WhatsApp