Política
Economia
Clube Entretenimento
Entretenimento
Concursos
Downloads
Postada em 26/09/2019 ás 15h40 - atualizada em 26/09/2019 ás 15h48
Fonte: Com informações da Ascom/UFPI

UFPI promove a V edição do curso de libras

O curso acontecerá no auditório do prédio de libras para os surdos.
UFPI promove a V edição do curso de libras
O evento aconteceu no auditório do Curso de Libras. Foto: Divulgação

A Universidade Federal do Piauí promove a quinta edição do curso de libras nesta quinta-feira (26) e na sexta-feira (27). O curso acontece no Auditório do Prédio de Libras, que fica localizado no campus Ininga. 

O evento, que vem sendo realizado desde 2014, ano em que foi implementado o Curso de Letras Libras na UFPI, e é realizado em todos os estados do território nacional, é coordenado pela Professora Mestra Ádila Araújo, que é também a atual Coordenadora do Curso, juntamente à Vice-Coordenadora, Professora Doutora Leila Rachel. 

A referência principal é o professor surdo Eduard Huet, sendo o primeiro idealizador da escola pioneira de surdos do Brasil e Rio de Janeiro.

Segundo a professora Ádila Araújo, relata sobre a relevância sobre realizar mais uma edição do evento anual." Nós já passamos por avaliações e estamos bem avaliados, para a comunidade surda piauiense é maravilhoso, porque estamos formando profissionais que vão atuar na educação de surdos e de pessoas que também querem conhecer a libras com excelência", afirmou.

Professora Mestra Ádila Araújo. Foto: divulgação

O núcleo de acessibilidade na universidade (NAU), abriu o evento que tem por finalidade o acesso, a participação na aprendizagem dos alunos com deficiência, ou os transtornos causados por elas como o autimo. É uma das formas de inclusão no ambito educacional e acadêmico. Um dos recursos promovido foi o lançamento da série nacional Crisalidas, que seu formato é uma ficção bilíngue, adaptada em libras e português de origem Brasileira.

A professora Dra Leila Rachel, conta intusiasmada. "O setembro azul é o evento que marca a comemoração desse mês do surdo, na ufpi buscamos dar essa cara mais artistica/acadêmica, pensando nessa entrada dos surdos na universidade, principalmente, através do letras libras, e estamos conseguindo nosso objetivo, que é não só fazer com que a sociedade conheça o que eles estão fazendo, mas também com que a sociedade venha e participe", finalizou.

Comentários
Geral
  • O Boticario - Banner lateral
  • Lateral - Vem pro parque - Home 03
Teresina - PI
Atualizado às 20h04
28°
Nuvens esparsas Máxima: 33° - Mínima: 24°
32°

Sensação

6 km/h

Vento

79%

Umidade

Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel (atualizado 31-07)
Podcast Momento Jurídico
  • Ban - Lateral - Momentos Cidade Junina
Facebook
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2021 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium
Envie-nos uma mensagem!WhatsApp