Política
Economia
Clube Entretenimento
Entretenimento
Concursos
Downloads
Postada em 27/09/2019 ás 10h01 - atualizada em 27/09/2019 ás 10h58

Evento para promover a independência e valorização dos idosos será realizado dia 1° de outubro

Comemoração irá acontecer na Defensoria Pública, em alusão ao Dia Internacional da Pessoa Idosa.

O Núcleo Especializado de Defesa e Proteção ao Idoso e Defesa da Pessoa com Deficiência da Defensoria Pública do Estado do Piauí, irá realizar um evento com o tema “A vulnerabilidade do idoso nos aspectos da saúde mental, relações afetivas e tutelas de direitos” em alusão ao Dia Internacional do Idoso, no dia 1° de outubro, a partir de 8h, no auditório da Casa de Núcleos da Defensoria, localizada na avenida Nossa Senhora de Fátima, 1342, no Bairro de Fátima.

Sara Araújo Melo, defensora pública titular do Núcleo do Idoso da Defensoria Pública, afirma que o evento contará com palestras voltadas para o público alvo, os idosos.

“Este evento tem sido feito com bastante carinho e em muito nos alegra e motiva realizar este primeiro evento, com palestras aos idosos. E os temas a serem abordados foram pensados a partir de nossa atuação nas reuniões de mediação, realizadas com idosos e seus familiares no Núcleo.”, destaca Sara Melo.

Segundo Sarah Lages Cavalcanti, também defensora pública titular do Núcleo do Idoso da Defensoria Pública, o evento se destina a gerar uma reflexão sobre o processo de envelhecimento e suas consequências na saúde mental, no autocuidado, na vivência da afetividade e no relacionamento familiar. 

"Pensamos em promover palestras que trouxessem luz aos desafios vivenciados, como o diagnóstico de doenças que afetam a saúde mental, como o alzheimer, mostrando que é possível viver a afetividade e um relacionamento familiar saudável, desde que exista aceitação, tolerância e respeito à pessoa do outro. Esperamos com esse evento promover mais independência, valorização da pessoa idosa, criando novos comportamentos e repensando como vivemos nossos relacionamentos familiares”, afirma Sarah Cavalcanti.

Programação do evento

Às 8h20 acontecerá a primeira palestra do dia “O processo de envelhecimento e seus reflexos na saúde mental, com enfoque na doença de Alzheimer”, será ministrada pela médica geriatra Glenda Maria Santos Moreira.

Às 9h20, a psicóloga Cleópatra Tessa Loiana Paz Araújo Loila, abordará o tema “Problemas emocionais da velhice e dependência afetiva do idoso, com enfoque na independência, autonomia e autocuidado”.

Às 10h45, Sarah Miranda apresentará a palestra sobre “A importância da família na preservação dos direitos dos idosos”. Em seguida será aberto espaço para debates.

Comentários
Cidades
  • O Boticario - Banner lateral
  • Lateral - Vem pro parque - Home 03
  • newland
Teresina - PI
Atualizado às 08h10
26°
Alguma nebulosidade Máxima: 37° - Mínima: 23°
28°

Sensação

7 km/h

Vento

79%

Umidade

Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel (atualizado 31-07)
Podcast Momento Jurídico
Facebook
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2021 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium
Envie-nos uma mensagem!WhatsApp