Política
Economia
Esportes
Entretenimento
Concursos
Downloads
  • Ilhotas Padaria
  • Grupo CEV
  • Colegio St Marcelina
  • Aplivativo Monitora Covid-19
  • ITTNet
Postada em 30/09/2019 ás 09h29 - atualizada em 30/09/2019 ás 10h01

Aprenda as diferenças entre queimadas, incêndios florestais e foco de calor

Os termos são bem parecidos, mas possuem significados diferentes entre si.
Aprenda as diferenças entre queimadas, incêndios florestais e foco de calor
Reprodução: G1

Em meio à tantas queimadas, focos de incêndios e o desmatamento que vêm causando, é natural surgir dúvidas a respeito dos termos: “focos de calor”, “incêndios” e “queimadas”. Vamos explicar cada um a seguir, com as devidas informações para esclarecimento dos termos.

Começando pelos Focos de Calor são temperaturas captadas por sensores dos satélites de monitoramento. Contudo, nem tudo que é foco de calor é incêndio, e nem todo incêndio é detectado pelos sensores. Por isso, é muito importante promover trabalhos de validação desses dados, como explica Carlos Eduardo, da Coordenação de Prevenção, Controle e Combate a Incêndios Florestais (Coordprevinc) da Semar: “Muitas vezes precisamos checar essa informação com moradores locais ou com a prefeitura e, até mesmo, ir ao local para assegurar se esse fogo detectado é um incêndio ou uma queimada controlada”.

Por outro lado, os incêndios, são fora de controle em qualquer tipo de vegetação, seja em plantações, pastos ou áreas de florestas. Podem ser provocados pela ação humana ou naturais, se desenvolvendo, sobretudo, nos períodos de seca prolongada, baixa umidade do ar e aumento da temperatura do ar. Como consequência, próximos aos centros urbanos, são sentidos diretamente pela população, principalmente em consequência da fumaça, agravando os problemas respiratórios, prejudicando a visibilidade no trânsito em ruas e rodovias e que podem comprometer o espaço aéreo.

As queimadas podem ocorrer de duas maneiras: proposital e acidental. Em épocas de altas temperatuas, um simples pedaço de vidro, pode refletir a luz do sol no solo e forma uma onda de calor que transforma em fogo, juntamnete com folhas secas e agravam a situação. Entretanto, há quem provoque propositalmente para desmatar ou até para beneficiar da área sem preocupar com a população próxima e as consequências negativas que podem causar.

Principalmente em consequência da fumaça, agravando os problemas respiratórios, prejudicando a visibilidade no trânsito em ruas e rodovias e que podem comprometer o espaço aéreo.

Comentários
Geral
TV Clube Notícias
Facebook

Teresina - PI

Obtido às 22:55

26º

Min 24º Max 34º

Alguma nebulosidade

79% 9 km/h Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel
#ConselhoDoDia
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2020 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium