Política
Economia
Clube Entretenimento
Entretenimento
Concursos
Downloads
Postada em 30/09/2019 ás 10h54 - atualizada em 30/09/2019 ás 11h28

Campanha do Governo Federal para prevenção do suicídio é lançada em Teresina

O evento para fortalecer a saúde mental será aberto ao público

O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) lança na manhã desta segunda-feira (30), no Hotel Blue Tree, a campanha “Acolha a Vida” para prevenir o suicídio e a automutilação, em parceria com a Fundação Municipal de Saúde (FMS). O evento para promover a saúde mental de pessoas de qualquer faixa etária, busca orientar a população a como agir nessas situações.

Charles Silveira, presidente da FMS, destaca a importância da prevenção ao suicídio e informa as redes gratuitas de atendimento psicológico.

“Estamos construindo o plano de prevenção ao suicídio, fortalecendo a rede de saúde mental. Através de capacitações como essa, queremos também divulgar a nossa rede de tratamento gratuito, como o Provida, as Unidade Básicas de Saúde e os CAPS de Teresina”, afirma Charles.

Luanna Bueno, gerente de saúde mental da FMS, afirma que o comportamento suicida pode ser observado desde a infância e adolescência, e que a sociedade pode contribuir na intervenção deste ato.

“Todos podem contribuir com a prevenção do suicídio. A sociedade tem que se apropriar dessas informações para também dar apoio nessa causa de valorização da vida”, destaca Luanna.

Está previsto para o evento um curso de capacitação sobre os fatores de risco e de prevenção do suicídio. A campanha aberta ao público será direcionada, principalmente, a professores, seguranças, assistentes sociais, líderes comunitários e religiosos, conselheiros tutelares e profissionais de saúde. A solenidade de abertura contará com a presença da Secretária Nacional da Família, Dra. Ângela Gandra, de um especialista e autoridades locais.

Atendimentos psicológicos gratuitos ou de baixo custo

Ligue 188 ou acesse www.cvv.org.br - Centro de Valorização da Vida (CVV);

Clínicas Escolas de Psicologia:

Universidade Estadual do Piauí (Uespi): (86) 3233 3919

Faespi: (86) 3303 3844

Faculdade Santo Agostinho: (86) 3234 5540

Facid: (86) 3216 7934

Atendimento através do Sistema Único de Saúde (SUS)

Hospital Areolino de Abreu: (86) 3233-2959

Hospital do Mocambinho: (86) 3216-3684

Provida no Hospital Lineu Araújo: (86) 3215-9131

Para casos mais graves como surto, o Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (SAMU) pode ser acionado através do número 192.

O que fazer diante de uma pessoa sob risco de suicídio, segundo o Ministério da Saúde

Encontre um momento apropriado e um lugar calmo para falar sobre suicídio com essa pessoa. Deixe saber que você está lá para ouvir.

Incentivar a pessoa a procurar ajuda de profissionais de serviços de saúde.

Oferecer sua companhia para um atendimento

Se você acha que essa pessoa está em perigo imediato, não a deixe sozinha. Procure ajuda de profissionais de serviços de saúde, de emergência e entre em contato com alguém de confiança, indicado pela própria pessoa

Se a pessoa com quem você está vive com você, assegure-se de que ela não tenha acesso a meios para provocar a própria morte (por exemplo, pesticidas, armas de fogo ou medicamentos) em casa.

Fique em contato para acompanhar como a pessoa está passando e o que está fazendo.

Comentários
Cidades
TV Clube Notícias
Facebook
Teresina - PI
Atualizado às 08h47
28°
Nuvens esparsas Máxima: 38° - Mínima: 24°
31°

Sensação

7 km/h

Vento

70%

Umidade

Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel (atualizado 31-07)
Instagram
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2020 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium
Envie-nos uma mensagem!WhatsApp