Política
Economia
Clube Entretenimento
Entretenimento
Concursos
Downloads
Postada em 26/02/2018 ás 08h57
Fonte: Agência Brasil

Norte e Nordeste passam a receber nesta segunda alerta de desastres naturais

A previsão é de que a partir do próximo ano, a implantação atinja gradualmente outros estados
Norte e Nordeste passam a receber nesta segunda alerta de desastres naturais
O sistema envia o alerta por mensagens de texto

Começa hoje (26) o serviço do sistema de alerta de desastres naturais via mensagens de texto (SMS) para os estados das regiões Norte e Nordeste do país. A novidade, que começou a ser usada no Japão no ano de 2007 e atualmente funciona em mais de 20 países, tem por objetivo prevenir e orientar as pessoas quanto aos procedimentos que devem ser adotados diante do risco de inundações, alagamentos, temporais, deslizamentos de terra e outras ocorrências.

A implantação ficou a cargo da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em parceria com a Defesa Civil e com o apoio das empresas de telecomunicações. O envio das mensagens ficará sob responsabilidade do Cenad (Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres) e Defesa Civil dos estados e municípios.

A previsão é de que a partir do próximo ano, a implantação ocorra gradualmente para outros estados.

A mensagem de texto que a população receberá da Defesa Civil será: “Defesa Civil informa: novo serviço de envio de SMS gratuito de alertas de riscos de desastres. Para se cadastrar responda para 40199 com CEP de interesse”.

Qualquer pessoa que estiver em uma das localidades atendidas pode se cadastrar, mesmo não tendo recebido a mensagem e não sendo morador da região, desde que informe um CEP do local atendido.

Ao fim do cadastro, o usuário receberá uma mensagem que vai informar que o celular está apto a receber alertas e recomendações de Defesa Civil. Também será possível cancelar o serviço por mensagem de celular.

Sobre o Sistema

No dia 19 deste mês, o serviço foi ativado no Distrito Federal, Mato Grosso e Tocantins. O projeto-piloto foi colocado em prática em fevereiro do ano passado. Inicialmente o sistema foi ativado em 20 municípios de Santa Catarina, onde moram cerca de 500 mil habitantes.

Essas cidades foram escolhidas por conta de eventos meteorológicos com potencial de acidentes, entre eles, ressacas, vendavais, alagamentos, enxurradas e granizo.

Comentários
Geral
TV Clube Notícias
Facebook
Teresina - PI
Atualizado às 13h45
37°
Nuvens esparsas Máxima: 38° - Mínima: 24°
38°

Sensação

9 km/h

Vento

31%

Umidade

Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel (atualizado 31-07)
Instagram
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2020 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium
Envie-nos uma mensagem!WhatsApp