Política
Economia
Esportes
Entretenimento
Concursos
Downloads
  • Secretaria Estadual de Saúde
  • Grupo CEV
  • Campanha Pró Piauí
  • Colegio St Marcelina
  • SESAPI Dengue
  • Ilhotas Padaria
  • ITTNet
Postada em 04/10/2019 ás 08h07 - atualizada em 04/10/2019 ás 10h45

Segunda etapa da vacinação contra a raiva acontecerá sábado

A campanha será para as zonas sul e sudeste. A primeira etapa já ocorreu, para as zonas norte e leste.
Segunda etapa da vacinação contra a raiva acontecerá sábado
Vacina da raiva para cães e gatos. Foto: PMT

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) realiza neste sábado (5) a segunda etapa urbana da vacinação contra a raiva para cães e gatos nas zonas sul e sudeste. A primeira etapa, que aconteceu no último sábado (28), superou a meta da campanha; foram ao todo 61.128 animais atendidos, equivalente a 93,70%.

A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é de no mínimo 90% dos 65.238 animais. Nos 136 postos, distribuídos pelas duas zonas da cidade, 45.996 cães e 15.132 gatos receberam as doses, o que corresponde a 94,01% e 92,78% das metas para cada espécie, respectivamente.

A campanha foi dividida em duas etapas, sendo a segunda para as zonas sul e sudeste, no próximo sábado (05); e é indicada a partir dos três meses de idade.

Oriana Bezerra, gerente da zoonoses da FMS, lembra que a vacina é a única prevenção da doença e alerta para que todos levem seus animais. “É segura e gratuita, constituída por vírus atenuado, 2% de tecido nervoso e conservantes a base de fenol e timerosol. A vacina é importante por proteger, além do animal, os seres humanos que convivem com eles”, disse.

RELAÇÃO DOS POSTOS DE VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA DESTE SÁBADO

Sobre a doença

A raiva é uma zoonoses, ou seja, trasmitida do animal para o homem e tem uma taxa de mortalidade muito alta. O vírus é transmitido através de mordidas e arranhaduras de mamíferos já contaminados. Na maioria dos casos a transmissão ocorre através de cães e gatos, porque são animais de companhia que possuem maior convívio com os humanos. Porém, outros animais silvestres contaminados também podem transmitir, como os furões, raposas, coiotes, guaxinins, gambás e morcegos.

O último caso de raiva em ser humano em Teresina foi em 1986 e de raiva canina foi em 2011 em um cão proveniente do interior do estado, cujo proprietário residia de Teresina.

Comentários
Geral
TV Clube Notícias
Facebook

Teresina - PI

Obtido às 04:21

23º

Min 22º Max 35º

Alguma nebulosidade

89% 6.2 km/h Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel
#ConselhoDoDia
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2020 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium