Política
Economia
Esportes
Entretenimento
Concursos
Downloads
  • Colegio St Marcelina
  • Campanha Pró Piauí
  • SESAPI Dengue
  • Secretaria Estadual de Saúde
  • Grupo CEV
  • Ilhotas Padaria
  • ITTNet
Postada em 04/10/2019 ás 09h50 - atualizada em 04/10/2019 ás 15h42

Recursos para o Educar Piauí serão aplicados na climatização e modernização das escolas do Estado

Reduzir o analfabetismo e construir novas redes de ensino são alguns dos objetivos deste programa.
Recursos para o Educar Piauí serão aplicados na climatização e modernização das escolas do Estado
Solenidade de apresentação do Programa Educar Piauí. Foto: Reprodução/Seduc

O Educar Piauí foi apresentado nesta última quinta-feira (3), no Palácio de Karnak, pelo governador Wellington Dias. O programa tem o objetivo de oferecer uma série de benefícios para a educação do Estado, como a modernização e construção de redes de ensino.

Neste programa serão aplicados, aproximadamente, R$1,6 bilhão de recursos oriundos de precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef). O Fundef é o antecessor do atual Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e, em 2018, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que a União deve pagar aos estados e municípios um valor resultante de diferenças de transferências de exercícios anteriores.

Ellen Gera, secretário de Estado da Educação, informa como os recursos do Fundef serão aplicados nas redes de ensino, destacando os investimentos em programas pedagógicos.

“Os recursos do Fundef serão investidos na climatização, construção, recuperação, modernização, atualização tecnológica e na infraestrutura da rede de ensino, além de investir em programas pedagógicos como a implantação de Programas de Alfabetização e Avanço na Escolaridade de Jovens e Adultos;  Valorização e Fortalecimento da Gestão Escolar; Formação dos Profissionais da Educação Básica; Fortalecimento e Expansão da Educação Profissional e Reconhecimentos de Saberes e Exame de Suplência.", afirma Ellen Gera.

Segundo Wellington Dias, governador do Estado, o programa Educar Piauí visa incluir as pessoas em todas as etapas fundamentais da educação, buscando combater o analfabetismo.

"Com este programa buscamos reduzir pelo menos em 200 mil o número de analfabetos. E não é só aprender a ler e escrever: prosseguir com a educação também é essencial. O objetivo é incluir essas pessoas em etapas fundamentais da educação.”, afirmou o governador do Piauí.

Milena Araújo, estudante do Ceti Prof Raldir Cavalcante Bastos, destaca a importância de investir na educação e afirma que para as pessoas de baixa renda, um bom ensino público é fundamental.

"Fico muito orgulhosa de ver que nosso estado está preparando um plano, porque inovar na educação é um investimento sem tamanho. Além de índices e notas, somos pessoas, nós temos vidas e o ensino público para quem tem baixa renda, para quem vem de periferia é imprescindível. É de lá onde saem oportunidades para que possamos crescer e ascender socialmente", afirmou Milena.

A previsão é de que o recurso esteja disponível no próximo ano. Porém, o Governador pediu a antecipação do crédito proveniente do Fundef.

Na solenidade de apresentação do Educar Piauí estavam presentes também a vice-governadora Regina Sousa e a promotora de Justiça Flávia Gomes, representando o Ministério Público do Piauí (MP-PI).

Comentários
Cidades
TV Clube Notícias
Facebook

Teresina - PI

Obtido às 05:22

22º

Min 22º Max 35º

Alguma nebulosidade

94% 4 km/h Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel
#ConselhoDoDia
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2020 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium