Política
Economia
Clube Entretenimento
Entretenimento
Concursos
Downloads
Postada em 10/10/2019 ás 09h38 - atualizada em 10/10/2019 ás 10h36

Maternidade Evangelina Rosa realiza campanha para incentivar doação de leite materno

O estoque do Banco de Leite não atende 100% dos bebês.

A equipe do Banco de Leite da Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER) está realizando a campanha “Doe Leite Materno”. A iniciativa visa sensibilizar as mulheres gestantes e lactantes que estão amamentando para que doem leite materno e possibilitem que os bebês, principalmente os prematuros, tenham como se alimentar.

Atualmente, as doações de leite materno, alimento essencial para a sobrevivência e saúde do bebê, estão reduzidas em 50%.

Vanessa Paz, coordenadora do Banco de Leite da MDER, afirma que mesmo os bebês que não estão em aleitamento exclusivo precisam de complemento e que ainda há cerca de 80 prematuros precisando de doações.

“Aqueles que não estão em aleitamento exclusivo com suas mães ainda precisam de complementação, mesmo estando com a mãe no alojamento. Por dia, usamos cerca de três litros de leite, mas o ideal seria, pelo menos, seis litros. Infelizmente, estamos com 50% a menos de doação”, destaca Vanessa Paz.

Segundo a coordenadora, devido à redução de doações, o banco de leite está funcionando com a triagem de oferta. Vanessa Paz explica que quando o bebê melhora seu quadro clínico, como ganho de peso, e já está recebendo em parte o leite da mãe e em parte outra dieta, esse leite é destinado para outros bebês que estão em condições mais críticas, e afirma que é essencial a doação da mulher pós-parto, porque possui um leite colostro, de transição, que é a característica do leite que o bebê prematuro necessita.

Como ser doadora de leite materno

A gestante ou lactante que está saudável pode ser uma potencial doadora, basta apresentar seu cartão de pré-natal e passar por uma avaliação da saúde da mulher. A partir daí, será colocada no cadastro.

É necessário que as mães compareçam aos postos de coleta e façam suas doações ou liguem para o 0800 280 2522, que a coordenação irá buscar a doação na residência da doadora.

Para as mulheres que não conhecem o Banco de Leite, que funciona na Maternidade Dona Evangelina Rosa, basta entrar em contato através do telefone 0800 280 2522 e tirar todas as dúvidas.

O banco de leite fornece um kit de coleta individual para que ela retire o leite após a mamada do seu filho ou ao longo do dia, em caso de excesso. 

A doação é livre, assim como o volume e o tempo de permanência.

Comentários
Cidades
TV Clube Notícias
Facebook
Teresina - PI
Atualizado às 00h20
28°
Alguma nebulosidade Máxima: 38° - Mínima: 23°
31°

Sensação

15 km/h

Vento

74%

Umidade

Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel (atualizado 31-07)
Instagram
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2020 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium
Envie-nos uma mensagem!WhatsApp