UFPI promove o primeiro Simpósio de Ensino em Parasitologia
'Este evento é importante, pois além de debater sobre estes assuntos, também vai divulgar e discutir projetos de pesquisas na área de parasitologia', disse Daniela Reis de Freitas.A Universidade Federal do Piauí (UFPI), campus Petrônio Portela em Teresina, realiza entre os dias 23 e 25 de outubro no departamento do curso do Curso de Enfermagem o I Simpósio de Ensino em Parasitologia (SEPAR). Sendo destinado à abordar temáticas em diversas áreas, como aspectos parasitológicos das doenças negligenciadas, atualizações em parasitologia, métodos de diagnóstico, educação em parasitologia, pesquisa de dados, a importância do papel do profissional de saúde na prevenção de parasitoses, contribuições da Bioinformática para o ensino e pesquisa em Parasitologia, além de mostra científica de pôsteres, mostra científica de maquetes e haverá entrega de premiações para os autores dos melhores trabalhos apresentados.
As inscrições serão disponiveis no site de forma gratuita com limitação. O evento tem o objetivo de debater sobre questões como doenças emergentes, discutir novas estratégias de ensino nesta área de conhecimento e propor uma exposição de trabalhos voltados para o tema que a Universidade Federal do Piauí sediará entre os respectivos dias. O público alvo é específico para profissionais e estudantes das áreas de infectologia, epidemiologia, farmácia, biomedicina, biologia, laboratórios clínicos, vigilância epidemiológica, gestão e políticas de saúde.
O ensino de Parasitologia é de fundamental importância para a formação de futuros professores e profissionais de saúde para que se possa reverter o quadro de parasitoses. A programação contará com palestras e apresentações de trabalhos científicos, o evento é coordenado pela Profa. Dra. Daniela Reis de Freitas, Bióloga e professora Adjunta e líder do Grupo de Estudos em Microbiologia e Parasitologia (NUEMP) do Centro de Ciências da Saúde (CCS).
Daniela Reis de Freitas, afirma sobre a importância do simpósio como forma estudo dentro da bilogia entre as funções, conhecimentos e o entendimento para os estudantes de biologia.
“O ensino de parasitologia é extremamente importante não só para o aluno entender o ciclo biológico dos parasitas, entender como funciona o processo de doença em função desses parasitas, mas também compreender funções básicas de educação em saúde, compreender como funcionam as dinâmicas das doenças negligenciadas, das doenças emergentes. Este evento é importante, pois além de debater sobre estes assuntos, também vai divulgar e discutir projetos de pesquisas na área de parasitologia”, afirma Daniela.
MODALIDADES DE SUBMISSÕES DE TRABALHOS
Há duas (02) modalidades de apresentação no evento: a. Pôster impresso: pôster impresso e afixado; b. Maquete: representação visual de temas relacionados à Parasitologia utilizados como ferramenta educacional.
Nestas modalidades poderão ser enviados: Estudo de caso; Pesquisa experimental; Relatos de experiência; Revisões; Metodologias de ensino; Não serão aceitas descrições de projetos e intenções de trabalho.
Acesse o edital do evento: https://bit.ly/33FyIEz
Sensação
Vento
Umidade
Coronavírus
Vacinação contra Covid-19 inicia no dia 25 de janeiro no Piauí, afirma o governadorCovid-19
Superintendente do HU confirma que a nova variante do coronavírus já está no PiauíPerigo!
Demóstenes Ribeiro faz apelo para interdição de trecho da Raul Lopes aos domingosRevelações
Em livro, Eduardo Cunha faz revelações sobre os bastidores do impeachment de Dilma; confiraVacinação
Dr. Joaquim Parente revela que estar ansioso para ser vacinado nesta segunda (18)