Política
Economia
Clube Entretenimento
Entretenimento
Concursos
Downloads
Postada em 14/10/2019 ás 16h13

Regulamento da 2ª edição do Selo Dona Saló foi lançado hoje em Teresina

O Selo visa reconhecer e premiar empresas privadas da capital que promovem a Igualdade de Gênero; Inscrições iniciam amanhã (15) e seguem até 11 de novembro.
Regulamento da 2ª edição do Selo Dona Saló foi lançado hoje em Teresina
Lançamento aconteceu hoje (14) no Palácio da Música. Foto: Ascom/Semdec

Nesta segunda-feira (14) foi lançado o regulamento da 2ª edição do Selo Dona Saló pelas Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdec) e Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (SMPM). O Selo visa reconhecer as empresas privadas localizadas em Teresina que atuam ou estabeleçam projetos, programas ou ações em prol da igualdade de gênero. 

O Selo Dona Saló é assim denominado como reconhecimento e homenagem à Senhora Maria Salomé Silva Rabelo, proprietária da conhecida “Casa Saló”, referência no comércio de variedades em nossa capital na década de 60. Dona Saló, como era conhecida, foi exemplo de trabalho, luta e tenacidade, dessas mulheres que não se curvam às dificuldades, como tantas outras mulheres teresinenses vencedoras.

O documento lançado hoje reúne as diretrizes que norteiam os cinco critérios de avaliação das empresas que desejam participar da premiação. Sendo eles: empregabilidade e liderança de mulheres; educação; prevenção à violência; igualdade salarial; saúde e qualidade de vida. O Selo “Dona Saló – Empresa Promotora de Igualdade de Gênero” será concedido a pelo menos três empresas de cada categoria, entre: pequenas, medias e grandes empresas, considerando o número de colaboradores da empresa. 

“O Selo Dona Saló é uma importante ferramenta de reconhecimento da Prefeitura de Teresina para com empresas que se preocupam com a equidade de gênero na cidade. O Selo quer garantir e proteger os direitos das mulheres no mercado de trabalho. Reconhecer essas empresas é estimular que mais empresas reconheçam a importância dessa pauta. Algumas, de acordo com nosso diagnóstico anterior, já pautavam isso e nem sabiam, por isso é tão importante falarmos sobre o assunto”, explicou o secretário da Semdec, Venâncio Cardoso.

Selo é uma homenagem à Maria Salomé Silva Rabelo, empresária conhecida em Teresina na década de 60. Foto: Divulgação
Selo é uma homenagem à Maria Salomé Silva Rabelo, empresária conhecida em Teresina na década de 60. Foto: Divulgação

As inscrições para as empresas interessadas iniciam amanhã (15), e seguem até o dia 11 de novembro. As empresas poderão se inscrever mediante um preenchimento de um formulário online que será disponibilizado no site da Prefeitura de Teresina e da Secretaria da Mulher.

De acordo com a gerente de Articulação e Transversalidade da SMPM, Adriana Carvalho, o objetivo do selo é levar informação e combater preconceitos. “Com essa ferramenta pretendemos diminuir o preconceito e a discriminação contra a mulher, oferecendo a elas um ambiente de trabalho com qualidade de vida”, afirmou.

Esse ano, o evento contará também com o apoio da Universidade Federal do Piauí (UFPI), que assinou um acordo com a Semdec que visa estabelecer uma parceria para que estudantes do Grupo de Estudos em Sistemas de Produção (Gesp), que pertence à universidade, integrem oficialmente a equipe de pesquisa e acompanhamento do evento junto a uma comissão técnica composta por representantes do Conselho Regional de Administração, Poder Público, Conselho Municipal da Mulher, Associação Brasileira de Recursos Humanos e Instituto da Mulher Contadora do Piauí.

Para Marina Venuto, representante da BioAnálise, uma das empresas ganhadora da 1ª edição do selo, a premiação é importante por levar a cidade a conhecer quem são as empresas que se preocupam com a questão, mas principalmente, para motivar empresas que já são pioneiras na questão da equidade de gênero.

“Esse selo veio para nos motivar. Há valorização da mulher na nossa empresa e esse prêmio veio fomentar isso. Isso foi uma contribuição enorme para nos dizer que estamos no caminho certo. O nosso quadro de funcionários é formado 84% por mulheres, inclusive, os quadros de liderança são compostos também por maioria de mulheres”, ressaltou Venuto em sua fala.

Comentários
Geral
Facebook
Teresina - PI
Atualizado às 11h39
32°
Nuvens esparsas Máxima: 34° - Mínima: 24°
36°

Sensação

9 km/h

Vento

56%

Umidade

Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel (atualizado 31-07)
Instagram
  • banner lateral - 24-11 vem pro parque
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2020 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium
Envie-nos uma mensagem!WhatsApp