Política
Eleições 2018
Economia
Esportes
Entretenimento
Concursos
A Força de Um Ideal

A Força de Um Ideal

86 98873 2500

Postada em 26/02/2018 ás 09h54 - atualizada em 26/02/2018 ás 10h38

A Força de Um Ideal apresenta: O feminismo

Um Movimento político, filosófico e social
A Força de Um Ideal apresenta: O feminismo

Hoje, após anos de lutas e conquistas, a mulher se destaca como mão de obra onde antes era ocupada somente por homens – Foto: Nelson Roberto.

Está se aproximando 08 de março data em que se comemora o dia internacional da Mulher, preocupados com esta luta, oportunamente queremos trazer nossa contribuição lembrando a dura luta das mulheres e os avanços com as conquistas deste movimento.

O movimento feminista, ao longo dos anos da idade contemporânea, vem se configurando como uma das principais plataformas de lutas sociais de caráter transformador. O feminismo por ser um movimento social, político e filosófico defende a igualdade de direitos entre os gêneros.

É através destes movimentos e revoluções que se cria uma consciência da mulher como ser autônomo e capaz de tomar suas próprias decisões.

História

Com uma carga ideológica derivada do iluminismo, o movimento feminista surgiu na Europa em meados do século XIX, como consequência dos ideais propostos pela Revolução Francesa, que tinha como lema: “Igualdade, Liberdade e Fraternidade’’”. Onde as mulheres queriam estar inseridas nas mudanças sociais que estes movimentos traziam. Assim as mulheres apareciam em lutas ao lado dos homens, como aconteceu no episódio de 05 de outubro de 1789, conhecido como a’’ marcha das mulheres do mercado’’ que se dirigiam ao Palácio de Versalhes para exigir o cumprimento de suas petições junto ao rei, e acabaram conseguindo fazer com que a família real se mudasse para Paris. Estes ideias e bandeiras da revolução de 1789, por sua vez, influenciaram outros países. Ainda no século XIX, ganhou notoriedade à luta das trabalhadoras fabris recebeu maior consistência principalmente na sociedade norte americano.

(TRABALHADORAS DA INDÚSTRIA DO VESTUÁRIO NA GREVE DE 1909)

A data 08 de março de 1857 também é lembrada como o dia em que as operárias da indústria têxtil de Nova Iorque se manifestaram contra os baixos salários e a jornada de trabalho.

Outra geração de trabalhadoras insatisfeitas com a exploração surge no cenário Novo iorquino em 1908 e lutam para garantir seus direitos. Nos anos seguintes mulheres de todo o mundo se mobilizam em prol da participação da mulher na política e reivindicam o direito de votar. Em 1910, numa Conferência na Dinamarca a data passou lembrada como dia de luta da Mulher, mas somente em 1975 a ONU (Organizações das Nações Unidas ) internacionalizou o dia 08 de março, que por fim passou a ser o Dia Internacional da Mulher. Mas o evento que mais se associa ao Dia Internacional da Mulher é o incêndio de uma fábrica de tecidos de Nova York, que ocorreu em 25 de março de 1911, e matou 145 trabalhadores, dentre os quais 130 eram mulheres. Este incêndio da Triangle Shirtwais Factory, é tido como o mais mortal acidente de trabalho da história e resultou em modificações nas leis trabalhistas norte-americanas.

Após muita luta, a ideologia feminista começa a ganhar força dentro da sociedade, quem participava destas manifestações se autodenominavam feministas, por levantar a bandeira de luta, unindo-se a outros grupos igualmente estereotipados pelas convenções da sociedade, como o dos gays e o dos negros. No Brasil, os primeiros registros de mulheres lutando por seus direitos podem ser encontrados já no final do século XVIII e durante o XIX. No ano de 1932 aqui no Brasil, durante o Governo de Getúlio Vargas a atuação feminina se desloca das classes altas e atinge as massas populares, representando uma grande conquista das mulheres no país: o direito ao voto. Em 1940 as brasileiras começaram a se unificar em prol da participação delas na vida política e econômica do país.

No início da década de 1960, quando o mundo vivenciava o que Eric Hobsbawm chamou de a “era de ouro” do século (marcada por invenções tecnológicas e novas descobertas científicas), a mulher começa defender suas ideias referentes a métodos contraceptivos, e se inserindo cada vez mais no mercado de trabalho.

Entretanto, com o golpe militar de 1964, e a promulgação do AI cinco (Ato Institucional nº 5 1968) o movimento feminista perde força. Em 1985, com fim da ditadura o movimento volta a ganhar atenção da imprensa, principalmente porque novas políticas públicas para mulher foram criadas e garantiam uma maior participação da mulher nas decisões de Estado. Neste mesmo ano foi criado o Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM).

Durante o governo Collor de Melo, o CNDM perde sua expressão política, e só é resgatado durante gestões posteriores.

Nas palavras de Célia Jardim Pinto, o movimento feminista, atualmente, pouco faz caminhadas, distribuições de panfletos, ou toma atitudes como queimar sutiãs em praça pública¹. Contudo, nunca esteve tão ativo como agora. No início do século XXI, a luta do movimento feminista estende-se a manifestações como a denúncia contra a violência doméstica e a defesa do aborto. Em 2006, obtiveram uma importante conquista com a lei “Maria da Penha”, que defende a mulher vítima de agressões físicas e de ameaças.

Concluímos que a luta por mais conquistas para as mulheres e a quebra do estereótipo que colocava a mulher como sexo frágil justifica que o movimento feminista passa, então, a exercer um fator determinante nesse processo. Assim cabe ao governo criar mecanismos de inclusão e integração social para todos os gêneros e que através destes possam elevar o nível de conscientização entre as pessoas a cerca das diversidades promovendo o respeito e acabando de vez com a discriminação. As mulheres  têm avançado na conquista de direitos sobre o seu próprio corpo, mas continuam vitimas de preconceitos e violência. (Elizabeth Zanovelo)

Mulher  Destaque da Semana

Residência de Cardiologia pelo Hospital Coração(HCOR)

Paula Carvalho Lopes Nery Germano

Paula Carvalho Lopes Nery Germano é o grande destaque da Semana. A jovem é formada em medicina pela UFPI.

Em São Paulo cursou residência em Clinica Médica concluindo agora com louvor a Cardiologia. Foi escolhida a oradora da turma proferindo um admirável discurso sendo elogiado pelas as mais altas autoridades da cardiologia do Brasil.. Paulinha como é carinhosamente chamada pela família é filha do casal Lourival Nery Junior e Susane Nery.

A médica Paula Carvalho Lopes Nery Germano, entre os colegas celebrando mais esta conquista.

Médicos Piauí

O Sindicato dos Médicos do Estado do Piauí (SIMEPI) lançou a plataforma Médicos Piauí, uma ferramenta online que irá facilitar o processo de agendamento de consultas com profissionais de todas as áreas médicas. Abrilhantando a noite, a palestra com o escritor e filósofo Luiz Felipe Pondé que abordou o tema ‘A doença da saúde total no futuro’. A noite teve direito a casa cheia no auditório da sede do Sindicato.

Samuel Rêgo, presidente do Sindicato dos Médicos do Estado do Piauí, ao lado do escritor e filósofo Luiz Felipe Pondé durante evento.
Fotografias: Jefferson Ribeiro / Ascom SIMEPI

O Sindicato dos Médicos do Estado do Piauí (SIMEPI) recebeu grande público em seu auditório para a palestra de Luiz Felipe Pondé. A noite também foi de lançamento de nova plataforma online de agendamento de consultas com médicos de todas as especialidades.

Nutrição e Boa Forma

A nutricionista Larissa Waleria exibindo boa forma. 

Felipe Capistrano em Teresina

O diretor comercial da Mota Machado, Felipe Capistrano, em Teresina para organizar últimos detalhes da campanha de 50 anos da construtora que lidera no Piauí, Maranhão e Ceará. Motivos ele tem de sobra para comemorar o sucesso nos negócios.

Eleições Iate Clube 2018
(Foto: Cleane Leal / Leal Comunicação)

Aconteceu na última semana, na casa do advogado Einstein Sepulveda, a formação da chapa de Gilson Vasconcelos para as eleições do Iate Clube de Teresina 2018. Nesta chapa, notáveis da sociedade piauiense unem forças para a gestão de Gilson Vasconcelos, dentre eles Aldora Lebre, Sergio Reis, Lourival Lobo e outros.

Ensaio Fotográfico com Nathálya Araújo

Fotografias: Raisa Oliveira.

Ensaio Fotográfico  para uma marca de Lingerie,com a Modelo Piauiense e ex Miss Nathálya Araújo que mora atualmente em São Paulo.

Gabi Pinho é a Nova Sócia do Jóquei Clube do Piauí

Bruna Alvarenga da Assessoria do Jóckey Club do Piauí na entrega do titulo patrimonial do Novojockeyclub à querida Empresária e Digital Influencer Gabi Pinho  com a presença do  Sr Edmilson Carvalho da Costa, Presidente do Clube.

Aniversários Destaques da Semana

A jornalista e Editora Chefe da Revista Cidade Verde Claudia Brandão, foi a aniversariante querida do dia 22 de fevereiro. Parabéns!

Destaque para a Pastora Lubia Martins que aniversariou (25/02) Na foto com a Empresária e amiga Elizabeth Lustosa. Parabéns da Coluna.

Festa de Aniversário da Linda Ana Beatryz Araújo.

A lindinha Ana Beatryz foi destaque em seu aniversário. Com a mãe Rhayanna Araújo e a sua irmã caçula.

O grande Comunicador da TV Garrinha, Entrevistador, Humorista, Esporte e Cultura do Piauí. Foi o aniversariante destaque da semana. Na foto com JVC. Parabéns.

Elizabeth Zanovello é Colunista. Apaixonada por cinema, poesia, literatura, arte, viagens e moda. Sempre bem informada sobre tudo que acontece no mundo, divulga notas e notícias que percorrem o mundo. Bióloga, especialista em Gestão Ambiental, Stylist assistant. Editor chefe da Revista Puro Estilo, Executiva de Negócios e Colunista da Revista Público A Teresina. Formada em Moda e Pós- graduada em Negócios e Styles de Moda, Consultora de moda, presta assessoria a diversas Empresas. Assina a Coluna de notícias A Força de Um Ideal no Importante Portal de Notícias Clubesat.com

Comentários
Geral
TV Clube Notícias
Facebook

Teresina - PI

Obtido às 10:25

30º

Min 23º Max 35º

Ensolarado

5:55 am 5:53 pm 45% 28.97 km/h
RAPIDINHAS
Postada em 11/05/2018 ás 08h38

O Piauí é um dos estados que apresentaram maior crescimento nos gastos com a previdência de servidores, entre 2005 e 2016. Os dados, divulgados por Estadão, são de um levantamento realizado pelo economista piauiense Raul Velloso. O estudo aponta ainda que neste período, os gastos dos estados - na média - cresceram até 111%, chegando aos R$ 163 bilhões no último ano. Além do Piauí, Sergipe e Santa Catarina também registraram aumentos consideráveis nos gastos com a previdência. Os dados completos do estudo serão apresentados em um fórum nacional nesta quinta-feira (10).

Postada em 09/05/2018 ás 08h26

Não houve acertadores para as seis dezenas do concurso 2.038 da Mega-Sena, realizado nesta noite (8), em Maravilha (SC). As dezenas sorteadas foram: 06 – 25 – 26 – 35 – 38 - 40. O prêmio estimado era de R$ 28 milhões. A estimativa de prêmio do próximo concurso, que ocorre na próxima quinta-feira (10), é distribuir R$ 30 milhões. A Quina teve 28 apostas ganhadoras, e cada um vai levar R$ 65.960,70. Outras 2.768 pessoas ganharam na Quadra, com prêmio de R$ 953,18 para cada.

Postada em 06/03/2018 ás 09h53

Há exatos 5 anos, no dia 6 de março de 2013 morreu o cantor e compositor da banda Charlie Brown Jr, Chorão. Fãs prestam homenagem na Internet ao ídolo.

Postada em 22/02/2018 ás 10h20

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) atualizou, nesta sexta-feira (16/02), os dados do setor de planos de saúde que são disponibilizados para consulta na Sala de Situação. Os números relativos a janeiro confirmam a tendência de estabilidade que vinha sendo observada ao longo de 2017, com leve crescimento tanto no comparativo mensal como no comparativo dos últimos 12 meses. São 47,4 milhões de beneficiários em planos médico-hospitalares no país, 119,5 mil a mais que o número registrado em dezembro e cerca de 64 mil a mais em relação a janeiro do ano passado.

Postada em 22/02/2018 ás 10h19

Com o objetivo de supervisionar e assegurar o exercício legal da profissão, o Conselho Regional de Administração do Piauí (CRA-PI) realizou a fiscalização em 75 empresas no último ano. Ao todo, foram arrecadados mais de R$ 12 mil em multas aplicadas.

Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2018 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium