Política
Economia
Esportes
Entretenimento
Concursos
Downloads
  • Colegio St Marcelina
  • Ilhotas Padaria
  • ITTNet
  • Aplivativo Monitora Covid-19
  • Grupo CEV
Postada em 18/10/2019 ás 16h18 - atualizada em 18/10/2019 ás 16h57

UESPI mostra projetos desenvolvidos dentro do campus por alunos e professores

Em alusão ao aniversário do Piauí que acontece neste sábado (19).
UESPI mostra projetos desenvolvidos dentro do campus por alunos e professores
Material coletado e analisado em lâminas. Foto: Reprodução/ UESPI

A Universidade Estadual do Piauí, destaca projetos desenvolvidos por professores e alunos da instituição na área da saúde. No campus Prof. Alexandre Alves de Oliveira, em Parnaíba, estudantes do curso de Odontologia promovem ações que devolvem à sociedade o que aprendem em sala. Em alusão ao aniversário do Piauí que acontece neste sábado (19).

O Projeto foi criado em 2012, tem como objetivo de conscientizar e mudar os hábitos bucais, levar o diálogo, troca de experiências e desenvolver pesquisas que possam promover a saúde e melhoria na qualidade de vida da comunidade. 

Campo de Pesquisa

Em Teresina a pesquisa se que destaca é sobre a poluição nos rios causando impacto na saúde pública. A pesquisa do curso de Biologia aponta que as águas do Rio Poty apresentam metais pesados que causam mutação genética nos peixes. 

Pesquisa realizada no Rio Poty. Foto: Reprodução/ UESPI

Na pesquisa, foram realizadas duas etapas de coletas na seca e duas no período de cheia em dois pontos estratégicos, no qual foi armazenada a água coletada em caixas de polietileno de 100l, contendo 10 peixes em cada. Após o período de exposição, realizou a coleta do sangue dos peixes e depois o esfregaço em lâminas.

O estudante Wendy Cardoso Rocha de Lima, fala sobre o trabalho de “Monitoramento das Águas do Rio Poty”, que avaliou a qualidade da água do rio, em um ponto próximo ao encontro dos rios e outro próximo à ponte da primavera, verificando a presença de possíveis agentes genotóxicos, por meio do Teste de Micronúcleo (TMN) e análise das frequências de AN.

“O mais preocupante é que as pessoas que se alimentam de peixes pescados no Rio Poty estão ingerindo um animal que sofreu mutação e assim aumenta as chances de adquirirem alguma doença futura, como o câncer”, disse o pesquisador.

PARNAÍBA

Outro Projeto que tem se destacado é na área odontológica, foi idealizado e coordenado pela professora Maria Ângela Arêa Leão Ferraz, é desenvolvido semanalmente em creches vinculadas ao Projeto Social da Diocese . 

Os acadêmicos do curso de odontologia da universidade realizam palestras educativas conscientizadoras com informações relativas aos cuidados com a saúde bucal com 220 crianças e seus pais e/ou responsáveis; exame clínico, evidenciação de placa bacteriana, escovação supervisionada e aplicação tópica de flúor; além de encaminhamento de crianças com necessidades específicas para atendimento na Clínica Escola de Odontologia da UESPI.

O estudante Wanderson Carvalho, do 6º período de Odontologia, fala sobre a necessidade que a comunidade tem sobre se informar e ter acessibilidade aos serviços de saúde. “Levamos o que aprendemos na sala de aula para lugares inseridos em uma realidade carente, na qual muitas vezes o acesso a uma educação em saúde não é alcançada em plenitude pelos meios convencionais – os PSFs”, disse.

Os alunos criaram um plano de ação junto ao professor responsável Carlos Alberto Monteiro Falcão, em parceria com o Sindicato dos Pescadores de Parnaíba, que tem como objetivo prevenir o câncer de boca em pescadores da cidade é uma forma de com conscientização da necessidade da prevenção e encaminhamento para tratamento das necessidades evidenciadas. 

Rebeca Pereira, estudante, disse que para realizar a prevenção foram realizadas palestras, exames clínicos, com o objetivo de detectar lesões suspeitas, distribuição de panfletos com esclarecimentos sobre o câncer de boca, assim como a forma de preveni-lo e orientar aos pescadores o autoexame.

Aliada a APAE de Parnaíba, o programa tem como objetivo promover uma orientação sobre saúde bucal em pacientes com Síndrome de Down assistidos pela instituição; e os pacientes autistas do projeto AMA UESPI Parnaíba.

Comentários
Educação
TV Clube Notícias
Facebook

Teresina - PI

Obtido às 06:22

24º

Min 24º Max 33º

Céu encoberto

94% 4 km/h Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel
#ConselhoDoDia
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2020 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium