Política
Economia
Clube Entretenimento
Entretenimento
Concursos
Downloads
Postada em 22/10/2019 ás 15h39 - atualizada em 22/10/2019 ás 16h59

UESPI promove a IV Ciclo de Palestras Geografia, Espaço e Sociedade

O evento inicia nesta noite (22) no campus Clóvis Moura em Teresina.
UESPI promove a IV Ciclo de Palestras Geografia, Espaço e Sociedade
Cartaz do evento IV Ciclo de Palestras Geografia, Espaço e Sociedade Foto: Divulgação/UESPI

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI) realiza hoje (22), no campus Clóvis Moura em Teresina. O IV ciclo de palestras Geografia, Espaço e Sociedade, é uma realização do grupo de pesquisas em Geografia Humana e Valorização do Espaço. As inscrições acontecem na coordenação do curso de Geografia e no Auditório Goethe Sandes, localizado no campus.

O Ciclo de Palestras foi criado em 2013 com o intuito de debater temas relevantes e socializar as pesquisas desenvolvidas no âmbito da Geografia do Estado.

O evento tem como objetivo de garantir um espaço de diálogos para refletir sobre temas de natureza geográfica, que possibilitem a compreensão de dinâmicas sócio-espaciais contemporâneas, fomentando a formação de graduandos e graduados em Geografia do Piauí.

A palestra tem como tema: “A Geografia da resistência zapatista e a contra segurança militar e estatal” será ministrada pelo professor da UESPI João Paulo Rabelo. 

A programação do evento continua nos dias 31 de outubro, 21 de novembro, 13 de dezembro e 08 de janeiro. Serão abordadas discussões contemporâneas sobre o fenômeno urbano, contribuições teóricas e aplicadas ao tema cidades médias, riscos climáticos e vulnerabilidades em Teresina e governança urbana e grandes projetos urbanísticos, respectivamente.

A organizadora do evento, professora Manuela Nunes, diz a importância de discutir sobre o tema na sociedade. “A ideia consiste em criar um espaço que possa contribuir com a formação de sujeitos com atitudes críticas diante da realidade e capazes de atuarem de maneira propositiva no mercado de trabalho”, disse.

O professor da instituição João Paulo Rabelo, relata a importância em conhecer realidades sociais latino-americanas que auxiliem a compreender nexos e correspondências sócio-políticas do Brasil.

 “Nesta palestra será apresentada a geografia histórica e política na qual as populações indígenas e campesinas de Chiapas (estado do sudeste mexicano) estão situadas. Neste contexto, a exposição se concentrará sobre a atuação do movimento Zapatista de libertação nacional (EZLN) e a trama estatal-militar direcionada ao seu combate e desmantelamento”, afirmou.

Comentários
Educação
  • Lateral - Vem pro parque - Home 03
  • O Boticario - Banner lateral
Teresina - PI
Atualizado às 03h13
25°
Alguma nebulosidade Máxima: 32° - Mínima: 22°
25°

Sensação

7.4 km/h

Vento

94%

Umidade

Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel (atualizado 31-07)
Podcast Momento Jurídico
  • Ban - Lateral - Momentos Cidade Junina
Facebook
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2021 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium
Envie-nos uma mensagem!WhatsApp