Política
Economia
Clube Entretenimento
Entretenimento
Concursos
Downloads
Postada em 22/10/2019 ás 15h53

Piauí está entre os melhores estados na Qualidade da Informação Contábil e Fiscal

O estado ocupou a 5º posição e ficou à frente de federações como São Paulo, Santa Catarina, Minas Gerais e Rio Grande do Sul no ranking da STN.
Piauí está entre os melhores estados na Qualidade da Informação Contábil e Fiscal
Piauí é o 5º melhor estado na Qualidade da Informação Contábil e Fiscal. Foto: Reprodução.

O Piauí ocupa a a 5ª colocação do Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal 2018 da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), ao lado do estado do Amazonas. O Estado obteve uma dimensão contábil de 48,58 e uma pontuação no ranking de 166,80.

Em primeiro lugar no ranking aparece Sergipe, com pontuação de 180,88, seguido do Espirito Santo (176,38), Rondônia (171,88), Pernambuco (167,37) e Tocantins, também com 167,37.

O Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal foi criado para avaliar a consistência da informação que o Tesouro recebe por meio do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi) – e, consequentemente, disponibiliza para acesso público.

“No Siconfi, os Estados preenchem informações de dados contábeis e fiscais e encaminham para o Tesouro. Por meio dessas informações, o Tesouro cruza dados de relatórios diferentes. Quando ele cruza dados e não encontra inconsistências, isso significa que o Estado tem uma certa qualidade da informação contábil. É o caso do Piauí”, disse o secretário da Fazenda, Rafael Fonteles.

Segundo a STN, a intenção do ranking é fomentar a melhoria da qualidade da informação utilizada tanto pelo Tesouro Nacional quanto pelos diversos usuários dessa informação. Esta primeira versão do ranking foi baseada nos dados de 2018 e utilizou verificações simples, como a verificação da igualdade de valores entre relatórios diferentes. Para os próximos anos, serão inseridas verificações mais complexas e que terão mais peso no ranqueamento.

O superintende do Tesouro Estadual, Ricjardeson Dias, disse que a meta do Estado é chegar ao primeiro lugar graças aos investimentos que estão sendo feitos.

“Temos sido constantemente elogiados pelos demais estados e também pelo próprio Tesouro Nacional por todas as iniciativas implementadas, principalmente de tecnologia em cruzamento de informações de malhas contábeis e integração entre os sistemas, que faz com que se reduza a possibilidade de erros e fraudes nas informações dos balanços do Estado. Para o Piauí, isso é ótimo e vamos continuar trabalhando para chegar ao primeiro lugar”, declarou o superintendente.

Ainda de acordo com a STN, as bases de dados foram extraídas do Siconfi no dia 12/06/2019, que é a mesma data de corte utilizada no Balanço do Setor Público Nacional (BSPN). O ranking é dividido em quatro dimensões de avaliação: gestão da informação, contábil, fiscal e contábil x fiscal.

Confira o ranking completo:

Ranking com todos os estados. Foto: Reprodução.
Ranking com todos os estados. Foto: Reprodução.
Comentários
Economia
  • O Boticario - Banner lateral
  • Lateral - Vem pro parque - Home 03
Teresina - PI
Atualizado às 01h52
25°
Alguma nebulosidade Máxima: 32° - Mínima: 22°
25°

Sensação

8.1 km/h

Vento

94%

Umidade

Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel (atualizado 31-07)
Podcast Momento Jurídico
  • Ban - Lateral - Momentos Cidade Junina
Facebook
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2021 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium
Envie-nos uma mensagem!WhatsApp