Política
Economia
Esportes
Entretenimento
Concursos
Downloads
  • Grupo CEV (atualizado 29-07)
  • Ilhotas Padaria
  • SESAPI Dengue
  • Secretaria Estadual de Saúde
  • ITTNet
  • Campanha Pró Piauí
Postada em 23/10/2019 ás 10h51 - atualizada em 23/10/2019 ás 11h04

Retomada de cirurgias bariátricas no HGV foi discutida em audiência realizada pelo MPPI

Durante a audiência, a SESAPI garantiu que financiará 8 cirurgias por mês.
Retomada de cirurgias bariátricas no HGV foi discutida em audiência realizada pelo MPPI
Audiência realizada no Ministério Público sobre a retomada de cirurgia bariátrica no Hospital Getúlio Vargas. Foto: Reprodução/MPPI

O Ministério Público do Piauí (MP-PI) realizou, na última terça-feira (22), uma audiência pública para discutir a retomada de cirurgias bariátricas no Hospital Getúlio Vargas (HGV). O evento reuniu gestores de saúde e pacientes interessados na operação realizada através do Sistema Único de Saúde (SUS). 

De acordo com atualizações de dados apresentados pela direção do HGV, aumentou o número de pacientes que aguardam a cirurgia. Atualmente, 88 pessoas estão na fila de espera pela operação, que não é realizada desde janeiro deste ano. 

Joyce Nunes, representou os pacientes durante a audiência e é uma das pessoas que aguardam por cirurgia, e afirma que a não realização da operação pode ser fatal. "Espero por essa cirurgia desde 2014. Além da carga genética desfavorável, pois várias pessoas da minha família têm problemas cardiovasculares, eu também já apresento alguns. Eu tenho receio de que, se não for realizado o meu atendimento, eu venha a óbito”, destaca Joyce.

Segundo Gilberto Albuquerque, diretor do HGV, as cirurgias foram suspensas por motivos financeiros. "Nós temos equipe preparada, espaço e estrutura física. O nosso impedimento é a falta de recursos. Recebemos um kit de teste que nossa equipe avaliará, mas precisamos de dinheiro para que esses kits sejam comprados", afirma Gilberto.

Alderico Tavares, representante da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (SESAPI) afirmou que garante esse financiamento das cirurgias. "A Sesapi irá financiar o valor necessário para a realização de oito cirurgias bariátricas por mês, até que seja emitida portaria para o envio de repasse pelo Ministério da Saúde", afirma Alderico Tavares.

Ao final da audiência, ficou acordado que o HGV enviará o nome com datas de todos os pacientes que já realizaram cirurgias bariátricas, bem como a fila atualizada com datas de entrada no ambulatório e de prescrição médica, além de apresentar a composição da equipe bariátrica em até 10 dias e a justificativa para ter apenas um psicólogo na equipe.

Comentários
Cidades
TV Clube Notícias
Facebook

Teresina - PI

Obtido às 07:48

23º

Min 23º Max 34º

Alguma nebulosidade

69% 13 km/h Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel (atualizado 31-07)
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2020 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium