Política
Economia
Clube Entretenimento
Entretenimento
Concursos
Downloads
Postada em 30/10/2019 ás 09h49 - atualizada em 30/10/2019 ás 10h28

Semana de Combate à Mortalidade Materna conscientiza a população sobre causas e prevenção

Toda última semana do mês de maio serão realizadas programações para prevenir a morte materna.

A Semana de Combate à Mortalidade Materna será realizada anualmente em toda última semana do mês de maio, com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre as causas e a prevenção da morte materna.

O período previsto para a realização da semana de combate a morte materna foi determinado em alusão ao Dia Nacional da Redução da Mortalidade Materna, celebrado em 28 de maio, mesma data em que é comemorado o Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher. 

Durante a Semana, deverão ser realizados seminários, palestras, divulgação de materiais informativos nos sites dos órgãos públicos e em suas redes sociais oficiais e outros meios informativos.

De acordo com a Lei nº 7.274/2019, sancionada pelo Wellington Dias, Governador do Piauí, que determinou a Semana de Combate à Mortalidade Materna, o Executivo deve firmar parcerias com outros órgãos públicos e privados para realização de eventos educativos, visando o combate e a prevenção da morte materna.

Mortalidade materna

A Organização Mundial de Saúde (OMS) define a morte materna como o óbito de uma mulher durante a gravidez ou no período de até 42 dias após o término da gestação. Mas somente em situações causadas à gravidez. Mortes acidentais ou incidentais não entram nessa conta. 

Cerca de 830 mulheres morrem todos os dias por complicações relacionadas à gravidez ou ao parto em todo o mundo. Em países desenvolvidos o índice é de até 20 mortes de mães para cada 100 mil bebês nascidos vivos, no Brasil o número é de 62 e, no Piauí, 72. Em 2018, 35 mulheres morreram no Piauí em decorrência de complicações na gravidez.

Comentários
Geral
  • Lateral - Vem pro parque - Home 03
  • O Boticario - Banner lateral
Teresina - PI
Atualizado às 21h31
26°
Alguma nebulosidade Máxima: 33° - Mínima: 23°
28°

Sensação

11 km/h

Vento

89%

Umidade

Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel (atualizado 31-07)
Podcast Momento Jurídico
  • Ban - Lateral - Momentos Cidade Junina
Facebook
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2021 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium
Envie-nos uma mensagem!WhatsApp