Política
Economia
Clube Entretenimento
Entretenimento
Concursos
Downloads
Postada em 30/10/2019 ás 10h01

Campanha contra a raiva supera a meta de vacinação estabelecida pela FMS

Durante o período, dividido em 4 sábados para as diferentes zonas, foram imunizados 141.548 cães e gatos
Campanha contra a raiva supera a meta de vacinação estabelecida pela FMS
Vacinação - Foto: Reprodução/Ascom/FMS

Teresina superou a meta de vacinação contra a raiva em 2019. Segundo dados da Fundação Municipal de Saúde (FMS), foram imunizados 141.548 cães e gatos, o que corresponde a 97,23% do total nas zonas urbana e rural. A campanha se encerrou no último sábado (26), com a imunização dos animais nas localidades das zonas rurais Sul e Sudeste.

Este número supera o do ano passado, que foi 96,57%, e está acima da meta estabelecida pelos órgãos de saúde. “O Ministério da Saúde e a OMS preconizam que, a partir do momento que temos uma cobertura vacinal acima de 80%, a circulação do vírus na cidade reduz significativamente, protegendo a saúde de humanos e animais”, comenta Oriana Bezerra, gerente de Zoonoses da Fundação Municipal de Saúde.

A campanha foi realizada em etapas, durante quatro sábados, que contemplaram as zonas urbana e rural, cada uma com diferentes metodologias de trabalho. “Na nossa avaliação o resultado foi satisfatório e, mais uma vez, Teresina acompanha a série histórica de boas coberturas vacinais, sempre acima dos 90%”, avalia a gerente de Zoonoses.

Mesmo com o fim da campanha, a vacina continua disponível durante todo o ano na Gerência de Zoonoses da FMS, que funciona todos os dias das 8h às 17h na Rua Minas Gerais, Nº 909, Bairro Matadouro.

Raiva

A raiva é uma zoonose viral, que se caracteriza como uma encefalite progressiva aguda e letal. A doença apresenta dois principais ciclos de transmissão: urbano e silvestre, sendo o urbano passível de eliminação por se dispor de medidas eficientes de prevenção, tanto em relação ao ser humano quanto à fonte de infecção.

Teresina não registra casos de raiva em seres humanos desde o ano de 1986. Já o último caso em animais aconteceu em 2011, com um cão que foi infectado no interior do estado.

Comentários
Geral
  • Lateral - Vem pro parque - Home 03
  • O Boticario - Banner lateral
Teresina - PI
Atualizado às 19h39
28°
Muitas nuvens Máxima: 33° - Mínima: 23°
32°

Sensação

11 km/h

Vento

79%

Umidade

Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel (atualizado 31-07)
Podcast Momento Jurídico
  • Ban - Lateral - Momentos Cidade Junina
Facebook
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2021 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium
Envie-nos uma mensagem!WhatsApp