Política
Economia
Clube Entretenimento
Entretenimento
Concursos
Downloads
Postada em 31/10/2019 ás 10h58

Audiência pública é realizada no Ministério Público do Piauí para debater sobre a retomada de transplante renal no HGV

Sesapi apresentará medidas para o retorno desse serviço no hospital.

A 12ª promotoria de justiça do Ministério Público do Piauí (MP-PI) realizou, na última quarta-feira (30), uma audiência pública sobre a retomada do procedimento de transplantes renais realizados no Hospital Getúlio Vargas (HGV), em Teresina. 

Participaram da audiência Luiz Gonzaga Silva, presidente da Associação dos Pacientes Renais Crônicos do Piauí; Fábio de Sousa, diretor técnico do Hospital Getúlio Varga (HGV); Maria de Freitas Veras, coordenadora estadual da Central de Transplantes; Welton Bandeira, representante da Fundação Estatal Piauiense de Serviços Hospitalares, entre outros.

Eny Marcos Vieira Pontes, promotor de justiça, emitiu recomendação administrativa direcionada às instituições responsáveis pelas cirurgias de transplantes de rins solicitando que fosse providenciada a retomada das operações no Hospital.

“Tivemos um decréscimo significativo no processo de realização das cirurgias ao longo dos anos. Este ano, apenas, 4 cirurgias foram realizadas. A situação é preocupante, emergente e necessita de solução por parte do Estado para retomada completa para quem estiver preparado para o transplante possam realizá-lo”, destaca Eny Pontes.

Antonia Valdenice Rodrigues da Silva, paciente renal, afirma que enfrenta dificuldades na realização do tratamento e espera que realize o quanto antes o transplante. “O auxílio que recebemos é pouco diante das necessidades que temos. Espero que o Estado possa retomar o transplante para que possamos nos sentir mais confiantes nesse processo”, afirma Antonia Silva.

Alderico Gomes Tavares, representante da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), afirmou que, na próxima terça-feira (5), será promovida reunião de urgência com todos os entes envolvidos na realização de transplante renal.

“Deveremos fechar um diagnóstico do que está impedido a retomada, o que pode ser feito por esses órgãos para solucionar a questão e apurar as responsabilidades. No prazo de 15 dias, apresentaremos relatório com plano operativo para cada pendência a ser resolvida”, afirmou Alderico Tavares.

Comentários
Cidades
TV Clube Notícias
Facebook
Teresina - PI
Atualizado às 09h19
28°
Alguma nebulosidade Máxima: 38° - Mínima: 23°
31°

Sensação

7 km/h

Vento

70%

Umidade

Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel (atualizado 31-07)
Instagram
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2020 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium
Envie-nos uma mensagem!WhatsApp