Política
Economia
Clube Entretenimento
Entretenimento
Concursos
Downloads
Postada em 05/11/2019 ás 14h04 - atualizada em 05/11/2019 ás 17h01

Semcaspi e Nucepe assinam o cronograma oficial do curso para os aprovados no concurso da GCM

A previsão é de que as inscrições fiquem abertas durante 15 dias e que seja feitas por meio de formulário eletrônico.
Semcaspi e Nucepe assinam o cronograma oficial do curso para os aprovados no concurso da GCM
A grade curricular do Curso de Formação obedece as orientações da Senasp. Foto: Reprodução/PMT

A Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi) e o Núcleo de Concursos e Promoções de Eventos (Nucepe) promoveram nesta terça-feira (5) um encontro para definição e assinatura do cronograma oficial do Curso de Formação dos aprovados no concurso da Guarda Civil Municipal (GCM).  Na reunião resultou no lançamento do Edital de Convocação dos aprovados que contém as normas de conduta e orientações gerais para o curso.

A Semcaspi quer dar agilidade ao cronograma, e de acordo com o órgão a previsão é de que as inscrições fiquem abertas pelo período de 15 dias e que sejam feitas na modalidade online, por meio de formulário eletrônico. Espera também que o Nucepe adote esse procedimento afim de facilitar os aprovados, visando que não seja necessário o deslocamento dos que residem em outras cidades.

De acordo com o secretário da Semcaspi, Samuel Silveira afirma das habilidades a serem desenvolvidas durante o curso pelos novos agentes. “Os alunos terão aulas de condicionamento físico, abordagem, armamento e tiro. Além de aulas de conhecimentos básicos na área jurídica, direitos humanos e sobre o papel das Guardas Municipais e da Gestão Integrada da Segurança Pública em nível municipal", conta.

Ambos os órgãos realizaram um encontro no dia 15 de agosto desse ano, que definiu a grade curricular do Curso de Formação obedecendo as orientações da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) e terá apoio com a supervisão da Polícia Federal (PF), além das consideração das diretrizes que norteiam a atuação das Guardas Municipais existentes no País, respeitando e considerando as especificidades de cada região.

A GCM

A Guarda Civil Municipal (GCM) foi criada por meio da Lei complementar n° 3.834. O órgão deu início a sua atuação em 2017 e, atualmente, é vinculado à Semcaspi. A GCM tem por objetivo garantir proteção ao patrimônio público e dar assistência à população em locais públicos.

Os agentes da GCM realizam patrulhas nas praças da Bandeira, Rio Branco, Fripisa, dos Skatistas; nos Parques Lagoas do Norte, Estação da Cidadania, Floresta Fóssil e Parque Encontro dos Rios; nos Centros Unificados de Esporte e Lazer (CEUs) da zona Sul e Norte, Centro POP e também no Complexo Esportivo José Ponce Filho (Parentão).

Além disso, a GCM também é responsável por realizar patrulhamentos preventivos nos prédios municipais públicos de todas as zonas da cidade como, o Restaurante Popular de Teresina, Corredores e Terminais de Integração de ônibus.

Comentários
Geral
TV Clube Notícias
Facebook
Teresina - PI
Atualizado às 03h15
25°
Alguma nebulosidade Máxima: 38° - Mínima: 24°
25°

Sensação

9 km/h

Vento

83%

Umidade

Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel (atualizado 31-07)
Instagram
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2020 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium
Envie-nos uma mensagem!WhatsApp