Política
Economia
Clube Entretenimento
Entretenimento
Concursos
Downloads
Postada em 08/11/2019 ás 15h44 - atualizada em 08/11/2019 ás 15h49

Reunião na Alepi discutiu falta de professores e oferta de vagas da Uespi no Sisu 2020

Devido a falta de professores, alguns cursos poderão não abrir vagas no próximo ano. É o caso do curso de Direito do campi Parnaíba, avaliado com nota 5 no Enade.
Reunião na Alepi discutiu falta de professores e oferta de vagas da Uespi no Sisu 2020
Reunião aconteceu na última quarta (6) e discutiu a oferta de vagas de ensino superior na Universidade Estadual. Foto: Reprodução/Alepi.

A reunião que aconteceu na última quarta-feira (6) na Assembleia Legislativa do Piauí contou com a presença do deputado estadual Dr. Hélio, do reitor interino da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Evandro Alberto e do diretor do campus da Uespi de Parnaíba, Eyder Sousa. Na ocasião foram discutidas a oferta de vagas no Sistema de Seleção Unificada (SISU- 2020) no campus de Parnaíba, bem como nos demais campi da Uespi.

Diante do anúncio de um possível corte de vagas nos cursos de Direito e Letras Inglês, o parlamentar busca soluções junto ao Governo do Estado, em articulação com a direção da Uespi e a Assembleia Legislativa para que a Uespi possa manter a oferta de vagas em todos os cursos.

“Estamos com o compromisso de apresentar encaminhamento dentro daquilo que é possível para que a Uespi e, principalmente, a sociedade não tenha prejuízos. Nossa expectativa é favorável para que a gente possa conseguir fazer com que a Universidade Estadual do Piauí continue formando bem a nossa juventude. Sabemos das limitações pelas quais passam o Estado, mas temos que arranjar soluções e continuar priorizando a educação”, defendeu o deputado Dr. Hélio.

De acordo com o reitor interino da Universidade Estadual do Piauí, o Colegiado da instituição vai se reunir no próximo dia 12, momento em que serão avaliadas todas as questões levantadas durante a reunião. “Vamos procurar solucionar as demandas a nós apresentadas dentro do que a instituição pode fazer para dar seguimento ao projeto da UESPI, que é ofertar formação de qualidade aos piauienses”, esclarece Evandro Alberto.

A deputada Teresa Britto (PV), no tempo de dois minutos para pequenos aviso nesta quarta-feira, citou exemplos de casos na Uespi que podem não abrir vagas. A parlamentar destacou que no campi Parnaíba, onde o curso de Direito, muito bem avaliado, com nota 5, não tem professores e não vai oferecer vagas. “Além de Parnaíba nós temos outras situações em locais, como Oeiras, com o curso de Matemática, e em São Raimundo Nonato, com Geografia, todos na mesma situação, sem professores", lamentou a deputada.

Teresa ainda afirmou que as instalações da Universidade são precarias e citou caso de professor de Campo Maior que criou uma "vaquinha" virtual para instalar um laboratório de Biologia. "As condições da Universidade Estadual do Piauí são precaríssimas e estamos preocupados, porque não sabemos de nenhuma reunião da comissão instituída pelo governador Wellington Dias, através de decreto, para trabalhar a questão da autonomia financeira e administrativa da Uespi”, reclamou.

Comentários
Educação
Facebook
Teresina - PI
Atualizado às 22h23
28°
Alguma nebulosidade Máxima: 32° - Mínima: 24°
31°

Sensação

15 km/h

Vento

74%

Umidade

Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel (atualizado 31-07)
Instagram
  • banner lateral - 24-11 vem pro parque
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2020 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium
Envie-nos uma mensagem!WhatsApp