Política
Economia
Clube Entretenimento
Entretenimento
Concursos
Downloads
Postada em 12/11/2019 ás 09h37 - atualizada em 12/11/2019 ás 10h21

Transplante de rim com doador vivo marca retorno da cirurgia no HGV

A transferência do órgão com doadores falecidos retornará nos próximos dias.

O transplante renal com doador vivo volta a ser realizado no Hospital Getúlio Vargas. Na última quinta-feira (7) foi realizada a cirurgia para transferência do órgão de um senhor que doou para seu filho, marcando a retomada dessa cirurgia no Hospital.

Jânio Tarso, doador, é residente em Belém, no Pará, e veio para a capital do Piauí especialmente para fazer a doação de um rim para seu filho, Jânio Yohan, pedagogo, que sofria de insuficiência renal crônica. Yohan afirma que era muito difícil o tratamento, mas que com o transplante tudo vai mudar. “Por um ano e sete meses fiz hemodiálise três vezes por semana; cada sessão durava quatro horas. Era muito sofrimento, mas agora tudo será diferente”, afirma Jânio Yohan.

Gilberto Albuquerque, diretor-geral do HGV, afirma que o retorno dessa cirurgia se deve a colaboração da Fundação Piauiense de Serviços Hospitalares (Fepiserh) e da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), e que em breve, será realizado o transplante renal com doadores falecidos.  “Estamos somente no aguardo do insumo que é utilizado para conservar os órgãos a serem transplantados. Então, iniciaremos os procedimentos", destaca o diretor do HGV.

Comentários
Geral
TV Clube Notícias
Facebook
Teresina - PI
Atualizado às 10h17
32°
Alguma nebulosidade Máxima: 38° - Mínima: 24°
33°

Sensação

9 km/h

Vento

43%

Umidade

Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel (atualizado 31-07)
Instagram
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2020 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium
Envie-nos uma mensagem!WhatsApp