Política
Economia
Clube Entretenimento
Entretenimento
Concursos
Downloads
Postada em 19/11/2019 ás 15h19 - atualizada em 19/11/2019 ás 15h42

Professores são capacitados para identificar alunos com comportamento suicida

'É preciso conhecer para intervir', explica a chefe do Núcleo de Vigilância e Acidentes da FMS, Elaine Monteiro.
Professores são capacitados para identificar alunos com comportamento suicida
Mais uma nova etapa de capacitação oferecido pela FMS aos professores. Foto: Ascom/Semec

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) está oferecendo mais uma nova etapa de capacitação aos professores e pedagogos da rede municipal de Teresina para saber identificar os estudantes com comportamentos suicida e de automutilação, estatística que cresce entre os adolescentes em idade escolar.

Como estratégias de prevenção a partir das escolas, a qualificação é promovida desde o mês de setembro, os profissionais estão se apropriando dos instrumentos disponíveis para realizar notificações de violência interpessoal ou autoprovocada.

De acordo com a chefe do Núcleo de Vigilância e Acidentes da FMS, Elaine Monteiro mostrou aos docentes como preencher a ficha do Sistema de Informação de Agravos de Notificação, que traz espaço para informes sobre suspeita de violência doméstica, trabalho escravo, automutilação, tortura, entre outros. “É preciso conhecer para intervir”, explica.

A assistente social da Semec, Magali Sampaio, acompanha de perto a rotina dos alunos e a participação das famílias. Segundo ela, as escolas municipais já utilizam a ficha de notificação e contam com uma rede de apoio. “As equipes escolares têm em mãos o instrumento que nos ajuda a reportar suspeitas de violência. Acompanhamos caso a caso para garantir o bem-estar das crianças e adolescentes matriculados nas unidades de ensino da rede. Eles passam muito tempo na escola e os professores conhecem suas histórias, por isso estamos sempre em alerta, cuidando para intervir o quanto antes em situações de perigo”, afirma.

Comentários
Geral
  • O Boticario - Banner lateral
  • Lateral - Vem pro parque - Home 03
Teresina - PI
Atualizado às 13h43
32°
Alguma nebulosidade Máxima: 35° - Mínima: 22°
33°

Sensação

22 km/h

Vento

43%

Umidade

Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel (atualizado 31-07)
Podcast Momento Jurídico
  • Ban - Lateral - Momentos Cidade Junina
Facebook
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2021 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium
Envie-nos uma mensagem!WhatsApp