Política
Economia
Clube Entretenimento
Entretenimento
Concursos
Downloads
Postada em 20/11/2019 ás 10h15 - atualizada em 20/11/2019 ás 10h35

Importância da negritude e trajetória da mulher negra são reflexões abordadas em evento no Karnak

As atividades serão realizadas em alusão ao Dia da Consciência Negra, comemorado hoje (20).
Importância da negritude e trajetória da mulher negra são reflexões abordadas em evento no Karnak
Palácio de Karnak em Teresina. Foto: Robson Borges

A Coordenadoria de Estado de Políticas Públicas para as Mulheres - Piauí (CEPM-PI) realiza no Piauí a solenidade de abertura da campanha anual global "16 Dias de Ativismo", hoje (20), às 11h, no Palácio de Karnak. Nesta data, é comemorado o Dia Nacional da Consciência Negra, e este evento promove a reflexão da importância da negritude nos espaços de sociabilidade e a trajetória da mulher negra no seu processo de visibilidade.

A campanha 16 Dias de Ativismo consiste em ações contra a Violência de Gênero, é resultado de uma mobilização global para combater qualquer tipo de agressão contra mulheres. No Piauí, a campanha será desenvolvida em vários territórios: Serra da Capivara, Planície Litorânea, Chapada Vale dos Mangabeiras, Entre Rios, Vale do Rio Piauí e Itaueira e Cocais. Atividades nas escolas públicas e comunidades serão realizadas para debater sobre a situação da mulher na sociedade, em favor do direito da mulher, enfrentamento às diversas formas de racismo, violência contra a mulher negra e feminicídio, com foco no dia 25 de Novembro – Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher.

De acordo com pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 75% das mulheres vítimas de homicídio no Piauí são negras. Isso porque dos 52 feminicídios registrados no estado em 2017, 39 foram de mulheres negras. No estado, em 2017, de 626 homicídios registrados, 549 foram de negros, representando 87% das vítimas. O levantamento também aponta que, no Brasil, a média é de 80%.

A CEPM-PI, neste ano, busca desenvolver ações relacionadas às mulheres negras, por meio de oficinas, palestras, rodas de conversas, blitz educativas ministradas por técnicas da CEPM-PI e órgãos parceiros, para abordar metodologias lúdicas para discutir contexto histórico, violências, prevenções e perspectivas de reconstrução da vida após vivenciar violências de gênero. O objetivo é conscientizar as mulheres de que é possível prevenir as violências de gênero através da informação e publicização dos serviços públicos que assistem mulheres em situação de vulnerabilidade.

Sobre os Dias de Ativismo

A Organização das Nações Unidas (ONU), em 1991, idealizou uma campanha anual global chamada de “16 dias de ativismo”, para debater questões relacionadas à violência contra as mulheres. Essa campanha tem início todo dia 25 de novembro, Dia Internacional de Combate à Violência Contra a Mulher, e termina após 16 dias, no dia 10 de dezembro, Dia dos Direitos Humanos.

No Brasil, os 16 dias se estenderam para 21. As atividades começam antes, no dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, por conta da dupla discriminação sofrida pelas mulheres negras.

PROGRAMAÇÃO PALÁCIO DE KARNAK

DATA: 20/11/2019

HORÁRIO: 11H

ABERTURA: Mãe Izabel - Saudação de Abertura em comemoração ao Dia da Consciência Negra, com apresentação Cultural comandada por Joelfa Bezerra - Eu Vim De Lá “África”

11H15MIN – Zenaide Lustosa - Coordenadora De Estado De Política Para As Mulheres.

11H20MIN - Assunção Aguiar - Gerente De Igualdade Racial e Enfrentamento Ao Trabalho Escravo - “Falando Sobre Consciência Negra”.

11H25MIN – José Gomes Pereira - Coordenador do Núcleo da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar.

11H30MIN –  Flora Izabel - Deputada Estadual.

11H35MIN – Regina Sousa - Vice-Governadora do Piauí

Comentários
Geral
  • Lateral - Vem pro parque - Home 03
  • O Boticario - Banner lateral
Teresina - PI
Atualizado às 20h19
27°
Alguma nebulosidade Máxima: 33° - Mínima: 23°
30°

Sensação

11 km/h

Vento

84%

Umidade

Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel (atualizado 31-07)
Podcast Momento Jurídico
  • Ban - Lateral - Momentos Cidade Junina
Facebook
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2021 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium
Envie-nos uma mensagem!WhatsApp