Política
Economia
Clube Entretenimento
Entretenimento
Concursos
Downloads
Postada em 22/11/2019 ás 15h55 - atualizada em 22/11/2019 ás 16h03

Circuito Universitário de Cinema traz filmes e debates para dentro das salas de aula

Em 2019 o circuito aborda temas relacionados à direitos humanos; A próxima exibição acontecerá nesta segunda (25) às 14h na Universidade Estadual do Piauí (Uespi).
Circuito Universitário de Cinema traz filmes e debates para dentro das salas de aula
Exibição do filme 'Lute como uma menina' com debate da professora Fabíola Lemos. Foto: Arquivo pessoal.

Debater e refletir no ambiente acadêmico sobre temas importantes baseando-se em obras cinematográficas, esse é o propósito do Circuito Universitário de Cinema, um projeto que existe a mais de 20 anos e é idealizado pelo Instituto Cultura e Movimento. O "Cinema em Movimento" acontece de outubro à dezembro em todos os estados do país. No Piauí, as exibições e debates estão acontecendo na Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e no próximo mês provavelmente acontecerão no Instituto Federal do Piauí (IFPI). 

Na organização do circuito, cada estado possui um agente mobilizador que é responsável por exibir os filmes na universidade em que estuda e em outras instituições de ensino. A gente mobilizadora do Piauí, Vitória Pilar, é estudante de jornalismo na Uespi e fala sobre a importância do projeto e sobre a valorização do cinema nacional. "Esse é um projeto muito grande, que traz muito debate e traz uma visibilidade muito grande pra essas temáticas. Além de divulgar filmes que são feitos nacionalmente, então a gente vê uma valorização muito grande do que é produzido aqui e também de levar essa questão para dentro das salas de aula, para jovens da faixa etária de 16 até 25 anos, em média, mas também abrangindo outras idades", afirma.

Segunda exibição ocorrida na Universidade Estadual do Piauí. Foto: Arquivo pessoal
Segunda exibição ocorrida na Universidade Estadual do Piauí. Foto: Arquivo pessoal

Vitória conta que já aconteceram duas exibições na Uespi e fala sobre a temática dos filmes escolhidos para essa edição do Circuito. "Os filmes desse ano são todos no recorte de direitos humanos, a primeira exibição foi do filme "Repense o elogio" que fala sobre como o elogio pode atingir a vida das pessoas, como isso cria padrões de beleza e como outras pessoas aceitam esse tema, o segundo foi o "Lute como uma menina" que é um filme baseado nas narrativas de meninas que participaram de ocupações de trancaços e manifestações estudantis, sendo elas as líderes desses movimentos", explicou. 

A terceira exibição acontecerá na próxima segunda-feira (25) às 14h no auditório do NEAD, no campus Torquato Neto da Uespi, bairro Pirajá, zona Norte de Teresina com o filme "O silêncio dos homens" de Ian Leite Luiza de Castro que trata sobre a masculinidade tóxica. Após a exibição acontecerá um debate com a presença do professor de Artes, Cultura e Sociedade, Adeildo Alves. " O silêncio dos homens é um compilado de depoimentos de vários homens com várias idades e várias profissões. Esses homens contam como a criação deles estimulou os preconceitos que eles tem hoje, por exemplo, menino só usa azul, menino não pode limpar a casa, e coisas desse tipo", conta a agente mobilizadora. 

Cartaz de divulgação da terceira exibição do circuito. Foto: Divulgação.
Cartaz de divulgação da terceira exibição do circuito. Foto: Divulgação.
Comentários
Educação
TV Clube Notícias
Facebook
Teresina - PI
Atualizado às 01h56
29°
Nuvens esparsas Máxima: 38° - Mínima: 23°
32°

Sensação

15 km/h

Vento

66%

Umidade

Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel (atualizado 31-07)
Instagram
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2020 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium
Envie-nos uma mensagem!WhatsApp