Política
Economia
Esportes
Entretenimento
Concursos
Downloads
  • Campanha Pró Piauí
  • Secretaria Estadual de Saúde
  • Ilhotas Padaria
  • Grupo CEV (atualizado 29-07)
  • ITTNet
  • SESAPI Dengue
Postada em 29/11/2019 ás 11h54 - atualizada em 29/11/2019 ás 12h29

Palestras orientam população de Teresina sobre doenças sexualmente transmissíveis

As atividades são realizadas em alusão ao Dia do Combate à AIDS.
Palestras orientam população de Teresina sobre doenças sexualmente transmissíveis
A Coordenação Municipal de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/AIDS) conscientizará a população sobre doenças sexualmente transmissíveis, no Parque Potycabana, neste domingo (1°). Foto: Marcelo Cardoso.

A Coordenação Municipal de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/AIDS) realiza, por meio de palestras educativas e distribuição de preservativos, programação para orientar a população sobre doenças transmitidas sexualmente. Com o apoio de entidades públicas e Organizações Não Governamentais (ONGs), as atividades realizadas em alusão ao dia 1° de dezembro, Dia Mundial de Combate à AIDS, iniciaram na última quarta-feira (27) e se estendem até 13 de dezembro.

O Dia Mundial de Combate à AIDS tem como foco esclarecer sobre a prevenção, tratamento e acompanhamento da doença, que ainda não tem cura e que requer uma proteção eficiente. Segundo Alana Niége, coordenadora municipal de IST/AIDS da Fundação Municipal de Saúde (FMS), o objetivo é levar informação para a população que não tem tanto acesso e realizar a distribuição de preservativos para destacar a importância da prevenção de IST. “As atividades vão abranger prevenção e promoção da saúde, com distribuição de preservativos masculinos e femininos, demonstração educativa do uso dos preservativos, distribuição de folders, palestras educativas, realização de testes rápidos para o diagnóstico de HIV, bem como outras infecções sexualmente transmissíveis”, afirma Niége.

Ainda segundo a coordenadora municipal de IST/AIDS o combate às doenças sexualmente transmissíveis não deve acontecer somente no mês de dezembro. “Existem milhões de pessoas que não sabem do seu estado sorológico. Ações como estas servem para dar acesso à testagem, e a pessoa uma vez diagnosticada já iniciar seu tratamento, que é de acesso universal, feito pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e que vai garantir uma qualidade de vida quando feito corretamente”, afirma Alana Niége. 

Programação das ações a partir de hoje (29)

Sexta-feira (29), uma equipe volante percorrerá bares em todas as zonas da cidade, com o objetivo de levar informação e insumos para a população que frequenta as noites teresinenses.

Neste sábado (30), serão realizadas atividades no Parque da Cidadania 

1º de dezembro, no Parque Potycabana.

Dia 6 de dezembro, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) estará com as Secretaria Estadual de Saúde (SESAPI) e ONGs como Associação dos Travestis, Transsexuais e Transgêneros Do Estado Do Piauí (ATRAPI) e Associação das Prostitutas do Piauí (APROSPI), na Praça da Bandeira, promovendo palestras educativas, testes por fluido oral e outras atividades. 

Dias 7 e 8 de dezembro, os serviços serão levados para o evento Vem Para o Parque, promovido pelo SESC. 

Dia 10 de dezembro, a equipe levará palestras e ações para os servidores do Tribunal de Justiça do Piauí. 

Finalizando no dia 13 de dezembro, todos os serviços relacionados ao combate ao HIV e à AIDS estarão reunidos em um grande encontro. Serão disponibilizadas prevenções combinadas, que tange a profilaxia Pré-exposição (PrEP) e a Pós-exposição (PEP).

Comentários
Geral
TV Clube Notícias
Facebook

Teresina - PI

Obtido às 18:16

32º

Min 21º Max 35º

Alguma nebulosidade

32% 9 km/h Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel (atualizado 31-07)
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2020 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium