Política
Economia
Esportes
Entretenimento
Concursos
Downloads
  • ITTNet
  • Ilhotas Padaria
  • Colegio St Marcelina
  • Grupo CEV
  • SESAPI Dengue
  • Secretaria Estadual de Saúde
  • Campanha Pró Piauí
Postada em 29/11/2019 ás 14h38 - atualizada em 29/11/2019 ás 15h05

Teresina é finalista do Prêmio Cases de Sucesso promovido pela ONU

'Ser finalista de um prêmio com empresas de todo o Brasil disputando as melhores práticas nos mostra que estamos no caminho certo para tornar Teresina referência em saneamento', declara o diretor-presidente da Águas de Teresina, Cleyson Jacomini.
Teresina é finalista do Prêmio Cases de Sucesso promovido pela ONU
Em Teresina, as implantações de rede de água tratada já beneficiaram seis mil famílias. Foto: Divulgação/Águas de Teresina

A Aegea é finalista do Prêmio Cases de Sucesso, uma iniciativa das Organizações das Nações Unidas (ONU) que busca qualificar o debate sobre o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS)-6, Água e Saneamento, da Rede Brasil do Pacto Global.

Com o projeto “De marginalizados a protagonistas: dignidade e inovação para as regiões de palafitas e ocupações irregulares em Estados do Norte e Nordeste do Brasil”, o grupo apresentou estratégias de acesso à dignidade saúde e qualidade de vida através do saneamento, desenvolvidas nas capitais do Piauí e Amazonas, por meio de suas duas principais concessões: Águas de Teresina e Águas de Manaus.

Na capital do Piauí, as implantações de rede de água tratada em áreas recém regularizadas já beneficiaram cerca de seis mil famílias, por meio de investimentos realizados no Parque Vitória, Dilma Rousseff, Parque Eliane, Porto do Centro e Leonel Brizola. As obras seguem agora nas comunidades Padre Humberto e Terra Prometida, que em breve receberão rede regular de água tratada.

Além dessas áreas, outras cinco localidades já estão com projeto em desenvolvimento. Ao todo, a ação vai beneficiar cerca de 35 mil moradores em Teresina, promovendo mais cidadania e qualidade de vida aos moradores daquelas regiões. Serão mais de 83 mil metros de rede, representando um investimento total de R$ 23 milhões.

Para garantir o abastecimento regular nessas comunidades, as obras contemplam ainda construção e revitalização de reservatórios, sistema de bombeamento, construção de adutoras e outros incrementos de vazão. Além do plano de redução de perdas, cujas ações incluem: correção de vazamentos, padronização das ligações, controle de pressão da água na rede, vistoria de irregularidades e automação do sistema de distribuição.

"Ser finalista de um prêmio com empresas de todo o Brasil disputando as melhores práticas nos mostra que estamos no caminho certo para tornar Teresina referência em saneamento. As ações desenvolvidas em áreas recém regularizadas significam uma conquista para toda a cidade, pois o benefício com a implantação da rede regular de água não fica restrito às famílias que residem nessas regiões, mas para a população do entorno, uma vez que a distribuição passa a ser feita de forma otimizada e sem desperdício, refletindo também na redução de perdas", declara o diretor-presidente da Águas de Teresina, Cleyson Jacomini.

Os 15 finalistas foram divididos em quatro categorias: Água, Saneamento e Higiene (WASH) e Direitos Humanos; Eficiência Hídrica em cadeias diretas de operações e suprimentos; Ação Coletiva; e Proteção e Restauração de Ecossistemas. 

Os cases vencedores de cada categoria serão reconhecidos em publicação de mesmo nome do Prêmio e que será lançado no encontro anual do CEO Water Mandate no Brasil. O evento será realizado no dia 11 de dezembro, em São Paulo, e reunirá especialistas em gestão hídrica eficiente, representantes de empresas, governo, organizações não-governamentais e instituições que pautam o ODS6 no país.

Comentários
Meio Ambiente
TV Clube Notícias
Facebook

Teresina - PI

Obtido às 14:09

32º

Min 23º Max 33º

Poucas nuvens

49% 15 km/h Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel
#ConselhoDoDia
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2020 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium