Política
Economia
Clube Entretenimento
Entretenimento
Concursos
Downloads
Postada em 07/12/2019 ás 22h25 - atualizada em 08/12/2019 ás 16h03

Fazenda da Paz e Cendrogas informam sobre tratamentos contra as drogas no Vem pro Parque

Nos dois dias do evento são expostos trabalhos para conscientizar a população da importância dessas instituições.

Durante os dois dias de Vem Pro Parque são promovidas várias ações disponibilizadas gratuitamente para a população piauiense. Nesta quarta edição, a Fazenda da Paz e a Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas (Cendrogas) informam sobre a importância do tratamento para os dependentes químicos.

Durante o Vem pro Parque a Fazenda da Paz está expondo o seu trabalho e informando os serviços oferecidos. Está trabalhando com um leque de atividades, contando com a prevenção e tratamento contra às drogas, com a qualificação profissional, reinserção no mercado de trabalho, e autossustentabilidade, que é a produção da cajuína e castanha de cajú.

Diana Pacífico, coordenadora do psicossocial dessa instituição, afirma que para a produção desses produtos foi contratada uma equipe de funcionários e que os acolhidos no processo de tratamento observam esse momento para aprender e, futuramente, fazer esse trabalho. “Geralmente, quando é na época da safra da cajuína e castanha de cajú, a gente contrata os meninos que já passaram pelo tratamento para serem os novos contratados”, afirma Diana.

Todo o recurso adquirido com esses produtos são revertidos para manutenção da instituição não governamental. Ainda segundo Diana, a instituição vive de doações, mas também tem algumas parcerias com o poder público para inserção dos dependentes químicos no tratamento com duração de 12 meses, para a família não ser cobrada financeiramente.

A Cendrogas, durante os dois dias do evento, representa de forma ilustrativa as principais drogas utilizadas pelos dependentes químicos, como o crack e cocaína, e abordam o quantos elas são prejudiciais, informando que a instituição trabalha com o tratamento, acolhimento e prevenção. Poliana Meneses, gerente de acolhimento e prevenção na Cendrogas, afirma que se alguém presente no Vem pro Parque conhecer quem use de forma abusiva álcool e drogas ilícitas, é para informar a equipe disponível para que possam ajudar de alguma forma essas pessoas. “Quando eles nos procuram, a gente dá o encaminhamento e eles recebem tratamento custeado pelo Estado. É um tratamento gratuito”, destaca Poliana.

Ainda segundo Poliana, o Vem pro Parque é  importante para a Cendrogas mostrar o seu trabalho, porque algumas pessoas ainda não conhecem. “A nossa intenção é informar que há um órgão estadual que lida com o dependente químico. Temos o objetivo de minimizar esse índice de usuários presente no Piauí”, afirma Poliana.

Vem pro Parque

O Vem pro Parque é um evento realizado pelo Serviço Social do Comércio do Piauí (Sesc-PI) e promovido pelo portal Clube Notícias com o apoio de órgãos governamentais, instituições e empresas. Nos dois dias de evento, são oferecidas gratuitamente ao público atividades nas áreas de lazer, saúde, educação, cidadania, meio ambiente, cultura, esporte, além de concursos e shows musicais.

Castanha de cajú produzida pelos funcionários da Fazenda da Paz. Foto: Lara Silva
Cajuína produzida pelos profissionais da Fazenda da Paz. Foto: Lara Silva
Demonstração ilustrativa das drogas ilícitas mais utilizadas. Foto: Lara Silva
Equipe responsável pela demonstração ilustrativa das drogas mais utilizadas. Foto: Lara Silva
Foto: Lara Silva
Comentários
Vem Pro Parque
TV Clube Notícias
Facebook
Teresina - PI
Atualizado às 18h49
34°
Alguma nebulosidade Máxima: 37° - Mínima: 24°
33°

Sensação

6 km/h

Vento

30%

Umidade

Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel (atualizado 31-07)
Instagram
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2020 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium
Envie-nos uma mensagem!WhatsApp