FMS realiza testes de doenças sexualmente transmissíveis no Vem pro Parque
O evento iniciado ontem (7) tem continuidade hoje (8) a partir das 17h, no Parque Potycabana.O Vem pro Parque, festa da cidadania de Teresina, iniciou sua quarta edição ás 17h de ontem (7) e hoje (8) encerra sua programação. O evento promove uma série de atividades gratuitas nas áreas da educação, cultura, meio ambiente, entre outros. A Fundação Municipal de Saúde (FMS) promove nos dois dias do evento ações educativas na área da saúde, focadas na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.
A FMS trouxe, em nome da Diretoria de Vigilância e Saúde, a testagem rápida para o HIV, sífilis, hepatite B e C, além de disponibilizar gratuitamente insumos de prevenção, que são os preservativos masculinos, femininos e gel lubrificante. Durante o Vem pro Parque, serão realizadas atividades educativas com relação a vida sexual, como por exemplo, há uma prótese no local para ensinar como colocar os meios de preservação, para quem tiver dúvida.
Alana Niede, coordenadora municipal das infecções sexualmente transmissíveis, afirma que uma vez que o paciente é diagnosticado, ele já sai do Parque referenciado para o local de tratamento e monitoramento. “Para realizar os testes, é necessário que a pessoa tenha mais de 18 anos, assine um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) e então, está apto para a realizar a testagem”, afirma Alana.
Ainda segundo Alana Niede, o público esperado é a população de 20 a 34 anos de idade, com a vida sexual ativa. “A expectativa é que cerca de 60 pessoas realizem os quatro testes neste último dia do evento”, destaca Niede.
Vem pro Parque
O Vem pro Parque é um evento realizado pelo Serviço Social do Comércio do Piauí (Sesc-PI) e promovido pelo portal Clube Notícias com o apoio de órgãos governamentais, instituições e empresas. Nos dois dias de evento, são oferecidas gratuitamente ao público atividades nas áreas de lazer, saúde, educação, cidadania, meio ambiente, cultura, esporte, além de concursos e shows musicais.
Sensação
Vento
Umidade
Coronavírus
Vacinação contra Covid-19 inicia no dia 25 de janeiro no Piauí, afirma o governadorAssédio
Crime
Polícia Civil prende dono do Grupo Toinho Variedades em TeresinaProjeto
Senador propõe prisão de até oito anos para quem não tomar vacinaColuna
Natal é tempo de Amor – Famílias celebram o nascimento de Jesus Cristo