Política
Economia
Clube Entretenimento
Entretenimento
Concursos
Downloads
Postada em 09/12/2019 ás 09h17 - atualizada em 09/12/2019 ás 11h14

No Vem Pro Parque, Hemopi alerta sobre a importância da doação de sangue

Para realizar as doações, é necessário se cadastrar no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí.
No Vem Pro Parque, Hemopi alerta sobre a importância da doação de sangue
Hemopi tira dúvidas sobre doação de sangue e medula óssea. Foto: Lara Silva

O Vem pro Parque também é prestação de serviços e difusão de cidadania. Entre as várias atividades para a população, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) promoveu distribuição de panfletos, na Potycabana, durante esse final de semana do evento, com informações importantes sobre a doação de sangue e medula óssea. O Hemopi alertou sobre a importância deste ato de solidariedade

Suzane Rocha, supervisora em captação de doadores, informa que a doação sanguínea não oferece o menor risco ao doador. “A quantidade doada não vai fazer falta. É necessário ter idade entre 16 a 59 anos, pesar a partir de 51kg e estar saudável”, destaca.

Quem decidir doar sangue, deve se dirigir ao Hemopi, portando documento oficial com foto. Chegando lá, será realizado um cadastro e a pessoa passará por avaliação médica para identificar se está apto para a doação. Se sim, será realizada a coleta de sangue, com duração máxima de 7 minutos. Homens podem doar a cada dois meses e mulher a cada três meses. Sendo assim, é possível doar de três a quatro vezes por ano.

No caso da doação de medula óssea, o cadastro também é realizado no Hemopi. Pessoas saudáveis com idade entre 18 a 55 anos só precisam apresentar a documentação pessoal para finalizar o registro. Depois disso, é feita a coleta de 5ml de sangue para fazer um exame de mapeamento genético do doador. Depois disso, é só aguardar notícias sobre a compatibilidade com algum paciente. Em caso positivo, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) entra em contato e, em seguida, dão entrada nos procedimentos de doação.

Ainda segundo Suzane, as pessoas têm uma certa resistência a esse ato de solidariedade, e afirma que o Vem pro Parque é importante porque o Hemopi pode divulgar para um grande número de pessoas a importância disso. “A gente está aqui pra esclarecer as dúvidas das pessoas, para despertar, sensibilizar, incentivar este público a doarem sangue e medula óssea”, destaca Suzane.

Vem pro Parque

O Vem pro Parque é um evento realizado pelo Serviço Social do Comércio do Piauí (Sesc-PI) e promovido pelo portal Clube Notícias com o apoio de órgãos governamentais, instituições e empresas. Nos dois dias de evento, são oferecidas gratuitamente ao público atividades nas áreas de lazer, saúde, educação, cidadania, meio ambiente, cultura, esporte, além de concursos e shows musicais.

Comentários
Vem Pro Parque
Facebook
Teresina - PI
Atualizado às 10h42
31°
Poucas nuvens Máxima: 35° - Mínima: 25°
34°

Sensação

15 km/h

Vento

59%

Umidade

Fonte: Climatempo
  • Amarração Hotel (atualizado 31-07)
Instagram
  • banner lateral - 24-11 vem pro parque
Clube Notícias - Piauí, Teresina, Meio Norte, Nordeste, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, cotidiano, economia, política, saúde, educação e entretenimento
© Copyright 2020 - Clube Notícias - Todos os direitos reservados
desenvolvido por: Site desenvolvido pela Lenium
Envie-nos uma mensagem!WhatsApp