Ministra da Agricultura lança projeto de inovação e sustentabilidade com apoio do governo Alemão
A iniciativa tem como foco as cadeias produtivas da carne, soja e madeira.A ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA) lançou nesta segunda-feira (9) o projeto Inovação nas Cadeias Produtivas da Agropecuária para a Conservação Florestal na Amazônia Legal.
O objetivo é levar inovação para as cadeias produtivas da carne, soja e madeira para que aumentem a produtividade e valor dos produtos alinhados com o uso sustentável dos recursos naturais e conservação da floresta amazônica.
O projeto será implantado de 2020 a 2024 em cinco estados: Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia e Tocantins.
segundo Pedro Alves Corrêa Neto, secretário-adjunto de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação do MAPA, que apresentou o projeto na cerimônia, as ações buscam criar ferramentas para acompanhar a situação socioambiental dessas cadeias produtivas, gerar agregação de valor aos produtos das setores com bons índices de sustentabilidade e fornecer assistência técnica e gerencial para os produtores com baixos índices de sustentabilidade.
A iniciativa integra o portfólio de cooperação entre Brasil e Alemanha. O governo alemão, por meio do banco de desenvolvimento do país (KfW), irá doar 25,5 milhões de euros e o Ministério aplicará 12 milhões de euros. O Mapa irá gerenciar e monitorar o projeto, o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) atuará como agente financeiro e o KfW será a agência financiadora.
As ações serão executadas por meio de organizações públicas em cooperação com produtores rurais, setor privado e sociedade civil. De acordo com o secretário-adjunto, alguns dos benefícios do projeto são: alinhamento da produção com acordos internacionais, rastreabilidade das cadeias produtivas, abertura a novos mercados (internos e externos) e desenvolvimento de iniciativas inovadoras.
A ministra destacou que o projeto permitirá o acesso dos produtores à tecnologia e melhores práticas de produção, principalmente entre os pecuaristas, incluindo-os no sistema produtivo sustentável. “Não queremos excluir ninguém. Vamos trazer pessoas para que produzam melhor, gerem renda, qualidade de vida e estejam integrados na pecuária sustentável, na madeira sustentável”, disse.
Para o embaixador da Alemanha no Brasil, Georg Witshel, a iniciativa mostra o compromisso do Brasil em produzir de forma sustentável e em cumprir o Código Florestal Brasileiro. “Estamos convencidos de que isso irá melhorar a posição dos produtos brasileiros nos mercados internacionais”, afirmou.
Fernando Camargo, secretário de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação, agradeceu o trabalho da equipe e ressaltou a expectativa no sucesso do projeto. O representante do IICA no Brasil, Hernán Chiriboga, afirmou que o instituto se compromete a dar “ferramentas aos produtores para que possam produzir de forma sustentável”, finaliza.
Sensação
Vento
Umidade
Coronavírus
Vacinação contra Covid-19 inicia no dia 25 de janeiro no Piauí, afirma o governadorCovid-19
Superintendente do HU confirma que a nova variante do coronavírus já está no PiauíVacinação
Dr. Joaquim Parente revela que estar ansioso para ser vacinado nesta segunda (18)Projeto
Senador propõe prisão de até oito anos para quem não tomar vacinaHomicídio
Lavador de carro é assassinado a tiros na Avenida Maranhão